quinta-feira, 14 de maio de 2015

No âmbito da comemoração do Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor... Professora Rosa Portugal


                                A leitura e os livros na minha vida

Os livros são, desde que tive o primeiro contacto com eles, uma paixão.
Quando fiz seis anos, ou perto disso, recebi, a par com uma boneca , o meu primeiro livro. Chamava-se “A abelha Maia e o Ratinho Alexandre”.
Não sei qual deles me deixou mais feliz. A boneca era uma boneca e dizia “papá” “mamã”… Mas  o livro…. Era novidade, cor, magia…e ia-se revelando, página a página. Acho que foi aí. Conquistaram-me.
Fui despertando para a leitura, para a magia de viver, de sonhar através dos livros. Desde os livros do “Uma aventura” , e o suspense dos livros da Nancy Drew que me fizeram companhia na minha pré-adolescência, passando pelo Judeu de Bernardo Santarenopelas obras de Virgílio Ferreira e de Sophia de Mello Breyner. Mais tarde, os Gaibéus, de Alves Redol e os Esteiros de Soeiro Pereira Gomes, entre outros…
É verdade que alguns tive mesmo de ler, faziam parte do programa.
Ainda assim, gostei de alguns tanto que me levaram a descobrir outras obras do mesmo autor.
E quanto mais lia, mais gostava de ler. Mais queria ler.
 Esse gosto, esse prazer acompanha-me até hoje.
Os livros estão presentes em todos os momentos. Aconchegam-me, alimentam-me a alma, ensinam-me coisas. Libertam-me, fazendo voar o pensamento para lá dos limites físicos, são uma viagem no tempo e no espaço.
Há livros cujo enredo e personagens me prendem de tal forma, que, ao mesmo tempo que não consigo parar de devorar as páginas e mergulhar mais e mais na história,  quando chego ao fim, quase que fico com saudades das aventuras que vivi através das palavras de outros.
Adoro livros. Os livros podem e devem ser partilhados e cuidados. Continuarão a ser pessoais, porque a forma como cada um vive a história na sua imaginação nunca será igual ao outro.
Tento contagiar os meus filhos e os meus alunos com esta paixão pelos livros. Para que eles queiram descobrir o prazer de viver as proezas que se escondem dentro de um livro, e o quanto estes lhe podem ensinar!
Espero ser bem-sucedida!

Prof.ª Rosa Portugal ,

Sem comentários:

Enviar um comentário