domingo, 17 de março de 2019

Semana da Leitura no JI de Maceirinha


SEMANA da LEITURA: Hoje Leitor, amanhã LEITOR

A leitura, em casa ou no Jardim de Infância, tem efeitos muito relevantes no desenvolvimento global das crianças, pois os livros enriquecem o vocabulário e a linguagem, alargam o seu conhecimento do mundo e desenvolvem a inteligência e a imaginação.
Valorizar o livro e a leitura faz parte integrante das rotinas, no Jardim de Infância de Maceirinha. Criar ambientes em que a leitura e os livros estejam presentes, em toda a parte, é tarefa diária, dado que os momentos de leitura propiciam magia, calma, alegria, carinho, …   
Paralelamente aos objetivos traçados e às atividades que desenvolvemos, em contexto Jardim de Infância, não menos importante é sermos agentes catalisadores, no que se refere à sensibilização dos pais, para a importância do livro e da leitura, no desenvolvimento global dos seus filhos. Para que tal aconteça, estabelecemos parcerias ativas visando a dinamização de atividades educativas e contextualizadas.
No âmbito da SEMANA da LEITURA foi traçado um plano de partilha, entre Jardim de Infância e as famílias, do qual constam diversas atividades, de entre as quais se descrevem as seguintes.
Em contexto de Jardim de Infância, a educadora Ana Paula fez a leitura da história “A árvore da escola” seguindo-se um momento de diálogo e exploração da mesma. Desta abordagem emergiu a criação de diferentes elementos da história, com o objetivo de criar um cenário real, nomeadamente “A árvore do Jardim de Infância”. Sendo que, na árvore passa a existir uma biblioteca, tal como na história.
Para preencher a árvore com leituras, foi pedida a colaboração das famílias. Para tal, cada criança escolheu um livro, do seu agrado, e levou-o para casa, para ser lido em família e elaborado o respetivo registo.
No dia 14 de março, pelas 14horas, os pais foram convidados a vir ao Jardim de Infância para ouvirem e ajudarem a contar uma história, apresentarem as ilustração e colocá-las na “Árvore do Jardim de Infância” em conjunto com os seus filhos.  
A participação dos pais, nesta atividade, foi espetacular. A educadora Ana Paula, prontamente, recebeu a ajuda da mãe do Salvador que, em conjunto, leram a história. Após a leitura, seguiram-se momentos de grande espectativa e admiração, perante as verdadeiras “obras de arte” que cada família ia apresentando, as quais espelhavam o enorme empenho e criatividade demonstrado pelas famílias.
Foi muito gratificante e enriquecedora a articulação e a partilha com as famílias, firmando
SABER SER e SER com SABER – Caminhando em Comunidade…”.
 Ed. Ana Paula Casaca












































































































Sem comentários:

Enviar um comentário