segunda-feira, 18 de março de 2019

Palestra "A Internet faz 50 anos. Viva a Internet!", dinamizada pelo Dr. Mário Antunes, no dia 13 de março


No âmbito da Semana da Leitura 2019, foi com muito agrado que recebemos, na nossa escola, no dia 13 de março, pelas 9h15, o Dr. Mário Antunes, que dinamizou uma palestra subordinada ao tema: A Internet faz 50 anos. Viva a Internet!, destinada aos alunos do 11.º e 12.º anos.

Mário Antunes é doutorado em Ciência dos Computadores pela Universidade do Porto, Mestre em Informática pela Universidade do Porto e Licenciado em Engª Informática pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto.
É atualmente Professor no Departamento de Engenharia Informática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria (DEI/ESTG/IPLeiria) e investigador no INESC-TEC.
Coordena o Mestrado em Cibersegurança e Informática Forense no IPLeiria e leciona unidades curriculares de Redes de Computadores, Centros de Processamento de Dados, Administração de Sistemas e Segurança em Redes de Computador.
O Dr. Mário Antunes revelou ser um excelente comunicador e, num ambiente descontraído e informal, alertou os alunos para os perigos “escondidos” da Internet. Terminou a palestra de forma muito interessante, levantando uma questão aparentemente simples, porém complexa, que suscitou a nossa reflexão… quanto vale o currículo de um estudante?

Eis o resumo da apresentação:
A Internet é uma infraestrutura de comunicação à escala global que comporta atualmente vários serviços indispensáveis aos cidadãos, às empresas e aos governos. Em 2019 a sua versão inicial faz 50 anos e o seu principal serviço, a web, completa 30 anos de existência. Durante este período foram imensas as alterações que ocorreram nesta gigantesca e global infraestrutura de comunicação, destacando-se os aspetos relacionados com a privacidade, segurança e proteção dos dados dos seus utilizadores. A utilização crescente das redes sociais é disso um excelente exemplo.
Sendo um espaço partilhado, a Internet não tem "direito de admissão", o que implica a necessidade de uma permanente consciencialização dos utilizadores para uma "utilização defensiva" dos seus serviços.
Olhando para o futuro, a cibersegurança será um tópico de permanente interesse para a investigação científica. São vários os problemas ainda por resolver, como a identificação automática de ataques ainda não conhecidos e a implementação de estratégias ativas de educação e formação, apenas para mencionar alguns exemplos. Esta sessão inicia-se com uma descrição sumária do funcionamento da Internet e do ciberespaço. De seguida serão abordadas as principais ameaças à segurança na Internet e elencadas algumas medidas de prevenção, nomeadamente na utilização das redes sociais. Por fim, em jeito de reflexão, tentaremos responder a uma questão aparentemente simples: quanto vale o currículo de um estudante?
                                                                                              Prof.ª Helena Silva















Sem comentários:

Enviar um comentário