domingo, 17 de março de 2019

À conversa com a prof.ª Susana Teodoro, autora do livro 'Entre Grades'


Na passada sexta-feira, dia 15 de março, a Escola Básica e Secundária Henrique Sommer, de Maceira, recebeu-me para apresentar o meu livro ‘Entre as grades’, atividade integrada no âmbito da semana da leitura.
À minha espera, com um largo sorriso, estava a professora bibliotecária Helena Silva, a quem se juntou o senhor Diretor Jorge Bajouco e a subdiretora Eugénia, numa receção inestimável que não deixou qualquer dúvida acerca dos motivos que tornam esta escola uma escola de referência. Aqueles são, afinal, os seus verdadeiros alicerces, que tiveram o cuidado de estar presentes à minha chegada e à minha partida, oferecendo-me gestos de apreço, reconhecimento e afeto. E eu, que para além de escritora, sou, antes de mais, professora, vi ali a explicação óbvia para que naquela escola tudo funcione tão bravamente.
A biblioteca estava transformada num local que convidava inevitavelmente à leitura e, à medida que os alunos foram entrando para a minha apresentação, mais entusiasmada fiquei. Não assinalo a simpatia, também ela evidente, não registo a comportamento, que me pareceu ajustado ao momento, mas destaco a diversidade de alunos que se apresentou à minha frente- não foram os melhores, não foram os piores, não foram os do ensino regular, não foram os do ensino profissional. Foram todos eles, numa heterogeneidade óbvia e à partida desafiante. E eu gosto de desafios.
As apresentações correram de forma fluida, num tom que primou pela simplicidade, genuinidade e empatia. O livro ‘Entre as grades’, e o que está na sua base, não deixou ninguém indiferente. As perguntas dos alunos foram muitas, a interação comigo foi natural, espontânea e desenvolta. Abri o livro, li um excerto, e esse foi o momento alto em que a vontade de ler mesmo aquele livro parece ter falado mais alto. Não estou a enganar ninguém se disser que o ‘Entre as grades’ pode bem ser uma das melhores opções para fazer um adolescente pouco dado às leituras iniciar-se ou reiniciar-se nessa aventura. É um livro simples, mas intenso, onde os jovens reclusos contam a sua vida, num registo que nos choca, nos surpreende e nos emociona. Os meus ouvintes da Maceira perceberam essa mensagem e ficaram ansiosos para descobrirem muito mais. Mas eles perceberam também uma outra mensagem que não pude deixar passar em branco, até porque nela reside o princípio deste singelo ensaio: - “o amor é sempre o mais importante e manifesta-se das mais variadas formas’.
Obrigada a todos os alunos presentes e aos representantes dessa belíssima escola por todo o amor com que me receberam. Eternamente grata!
Prof.ª Susana Teodoro






























Sem comentários:

Enviar um comentário