sábado, 24 de janeiro de 2015

"Nunca Desistas de Viver" com Sofia Lisboa e Natália Pereira - Atividade promovida pela Biblioteca Escolar em articulação com os docentes de Biologia do Ensino Secundário

Há dias que ficam para sempre na nossa memória por serem realmente muito especiais e o dia 23 de janeiro é um deles! 
Entre as 10h15 e as 11h45, teve lugar a sessão "Nunca Desistas de Viver" com Sofia Lisboa e Natália Pereira, destinada aos alunos do Ensino Secundário regular.
Sofia Lisboa e Natália Pereira trouxeram-nos uma mensagem de esperança e de amor... "porque sem amor não há milagres, e este é o milagre do amor."



Obrigado, Sofia Lisboa!

Uma lição de vida, hoje, na Nossa Escola, no nosso Anfiteatro P1...
Ficou com o perfume da tua Coragem, da tua Força e de tantos Êxitos...
Nós, Alunos e Profissionais do Agrupamento de Escolas Henrique Sommer, em Maceira, vamos continuar a aplaudir-te em todos os Palcos da Vida...
Neste dia, mais uma vez, juntamente com a sempre presente e "nossa" professora Natália Pereira, fomos Escola com... Saber Ser e Ser com Saber...

                                                                                                 O Diretor

                                                                                               Jorge Bajouco



          23 de janeiro, dez da manhã, estaciono o meu carro junto da Escola da Maceira, tento decidir se estou atrasada, ou apenas  em cima da hora. Determinada, identifico-me e entro na escola. “Sabe onde deve dirigir-se?” Perguntam-me. Claro que sim, claro que sei, aqui se encontram dois anos da minha vida de professora. Entro e imediatamente me vêm à memória as gargalhadas sonoras das colegas, a simpatia tranquila do Jorge, que me cedeu a sua cadeira de Diretor, para acomodar a minha proeminente barriga de grávida…Lembro-me também da simpatia das funcionárias, que guardavam uma tacinha de arroz doce, para mim e para a minha menina. Sim, é verdade, esta escola ainda cheira a arroz doce e a carinho, como só acontece nos lares onde o amor sobrevive.
        Depois dos beijinhos, entro numa sala repleta de gente, onde por tantas vezes dei aulas aos meus meninos. Desta vez, venho para apresentar o meu livro “Nunca desistas de viver”, que criei em conjunto com a Sofia Lisboa. Escrevi um livro! Estas palavras ainda me custam a dizer, ainda me custam a escrever, são a realização de um sonho, que me traz de novo a uma escola tão especial.
         A sala está cheia de jovens do ensino secundário, conheço-os sem saber quem são, há vinte anos que partilho a minha vida com eles…Observo-os e tento perceber o que pensam, o que sentem, o que ocupará as suas mentes: será um novo namoro? Um teste que se aproxima? Uma simples borbulha que eclodiu nessa manhã? É difícil saber, os rostos são neutros, impenetráveis, expectantes. Vão ouvir falar sobre um livro, mais um, nada de novo! “Os livros são papéis pintados com tinta”, é o próprio Fernando Pessoa que o afirma, quem somos nós para o contrariar.
       Conto-lhes como nasceu o livro, qual a minha intenção ao escrevê-lo, mas a experiência de escrita é íntima, intensa e pessoal, é preciso mais para o contacto se estabelecer. É então que, pequenina e frágil, a Sofia se levanta lentamente. Nesse momento, a mera sequência de palavras que eu escolhi ganha vida, as minhas palavras transformam-se num livro…A Sofia agora grande, enorme, partilha a sua história, a riqueza infinita da sua alma e nascem pontes entre todos nós, somos um só, unidos pelas lembranças, pelo testemunho e, principalmente por um humor contagiante…E a Sofia não quis apenas contar a sua história, quis saber a deles, quis conhecê-los, lembrar-lhe o quanto cada um deles é especial e pode mudar o mundo.
         Ficou claro para mim, e espero que também para todos os que estavam presentes, que o ser humano é mais do que uma sequência organizada de células, é um ser que pensa, que, sente, que sofre, mas que também ama…E é nesses momentos que os livros deixam de ser meros papéis pintados com tinta e passam a ser uma prova da nossa passagem pela terra.
            E é por tudo isto que agradeço aos professores e aos alunos da Maceira que nos receberam tão bem, é principalmente por isso que agradeço à Sofia que transformou as palavas e uma parte da alma, que lhe dei com tanto amor, num testemunho de vida!
Querida Sofia, que a luz que trazes à vida de tanta gente possa iluminar o teu coração.

                                                                                Prof.ª Natália Pereira


Hoje tive um dia cheio de emoções, daqueles dias que nos deixam a pensar e a refletir na importância que algumas coisas banais têm na nossa vida. Obrigado Sofia Lisboa pelo teu testemunho, pela tua lição de vida e pela tua generosidade! Obrigado Natália Heleno Pereira pela tua cumplicidade e amizade!

                                                                        Prof. Domingues António














































1 comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa e pela entrega. São momentos como este que dão vida e alma à escola e lhe conferem identidade.

    ResponderEliminar