domingo, 18 de janeiro de 2015

Visita dos alunos do 1.º, 2.º e 3.º anos da E.B. de Costas e dos alunos do 2.º ano da EB de A-dos-Pretos à Biblioteca Escolar - Articulação BE com as escolas do 1.º CEB

      O dia 13 de janeiro foi certamente um dia especial para os alunos do 1.º, 2.º e 3.º anos de Costas e 2.º ano da EB1 de a-dos-Pretos. 21 alunos acompanhados pelos professores Luísa e Daniel, passaram uma manhã diferente e animada na escola-sede do Agrupamento.
     Foram recebidos pelo simpático e divertido adjunto do diretor, o professor Luís Dias, que fez "as honras" da casa... uma pequena visita guiada à "escola dos grandes". Depois de verificarem como funcionava o cartão eletrónico, dirigiram-se, curiosos, à biblioteca, onde tudo estava já pronto para os receber. Após as boas vindas e depois de  alunos e professores terem sido  convidados a ler pela prof.ª Helena, a sessão foi brilhantemente dinamizada pela professora Sofia Fazendeiro, que encantou todos os pressentes!


A escola é por excelência um espaço de intervenção pedagógica, um espaço de descobertas onde a história de cada um conta. Nesse sentido, a biblioteca assume-se como palco privilegiado de atividades dialógicas como a leitura e a escrita.
Assim, como vem sendo tradição, no passado dia 13 de janeiro, a biblioteca do Agrupamento de escolas Henrique Sommer, acolheu 21 crianças do 1º ciclo, 1º e 2º anos, das escolas da Costa e de A-dos-Pretos. Os alunos foram acompanhados pelos respetivos docentes que se juntaram a nós como agentes facilitadores da formação integral destas crianças, empenhados num conceito de educação mais humanizadora e humanizada.
Em foco esteve a história adaptada de Ana Oom, “A Princesa e o Sapo”, desta feita dinamizada por mim, professora de Filosofia, Sofia Fazendeiro.
Estou  bastante satisfeita pelo desafio que me foi lançado e pela oportunidade de dar voz e sentido às palavras. Saliento ainda, a importância de projetos como este que permitem fomentar um trabalho colaborativo entre a Biblioteca Escolar e a Educação Especial, bem como criar momentos de reflexão e partilha de emoções.
Sempre atentas e muito participativas, estas crianças revelaram-se pequenos cidadãos conscientes, pensantes e críticos fazendo-nos acreditar que a construção de um projecto pedagógico consistente começa com pequenos alicerces como este.

Professora Sofia Fazendeiro






































































Sem comentários:

Enviar um comentário