O dia 13 de janeiro
foi certamente um dia especial para os alunos do 1.º, 2.º e 3.º anos de Costas e 2.º
ano da EB1 de a-dos-Pretos. 21 alunos acompanhados pelos professores Luísa e
Daniel, passaram uma manhã diferente e animada na escola-sede do Agrupamento.
Foram recebidos pelo
simpático e divertido adjunto do diretor, o professor Luís Dias, que fez
"as honras" da casa... uma pequena visita guiada à "escola dos
grandes". Depois de verificarem como funcionava o cartão eletrónico,
dirigiram-se, curiosos, à biblioteca, onde tudo estava já pronto para os
receber. Após as boas vindas e depois de alunos e professores terem sido convidados a ler pela prof.ª Helena, a sessão foi brilhantemente dinamizada pela professora Sofia Fazendeiro, que encantou todos os pressentes!
A escola é por excelência um espaço de intervenção
pedagógica, um espaço de descobertas onde a história de cada um conta. Nesse
sentido, a biblioteca assume-se como palco privilegiado de atividades
dialógicas como a leitura e a escrita.
Assim, como vem sendo tradição, no passado dia 13 de janeiro,
a biblioteca do Agrupamento de escolas Henrique Sommer, acolheu 21 crianças do
1º ciclo, 1º e 2º anos, das escolas da Costa e de A-dos-Pretos. Os alunos foram
acompanhados pelos respetivos docentes que se juntaram a nós como agentes
facilitadores da formação integral destas crianças, empenhados num conceito de
educação mais humanizadora e humanizada.
Em
foco esteve a história adaptada de Ana Oom, “A Princesa e o Sapo”, desta feita
dinamizada por mim, professora de Filosofia, Sofia Fazendeiro.
Estou bastante satisfeita pelo desafio que me foi lançado e pela oportunidade de dar voz e sentido às palavras. Saliento ainda, a importância de projetos como este que permitem fomentar um trabalho
colaborativo entre a Biblioteca Escolar e a Educação Especial, bem como criar
momentos de reflexão e partilha de emoções.
Sempre
atentas e muito participativas, estas crianças revelaram-se pequenos cidadãos conscientes,
pensantes e críticos fazendo-nos acreditar que a construção de um projecto
pedagógico consistente começa com pequenos alicerces como este.
Sem comentários:
Enviar um comentário