Hoje, dia 20 de janeiro, a Biblioteca recebeu 26
alunos da EB 1 de Maceira 1, acompanhados pelas professoras Rosa e Patrícia. A
recebê-los esteve a simpática professora Elsa Frade que fez “as honras da
casa”. Após uma pequena visita guiada a alguns espaços da “escola dos grandes”
e de terem verificado a funcionalidade do cartão electrónico, os alunos
dirigiram-se à biblioteca, onde a professora Helena já os aguardava.
Na primeira parte da sessão, a professora Helena
dialogou com os alunos sobre a importância da leitura, aproveitando para
divulgar alguns livros “diferentes”, em seguida, houve um momento de partilha
de leituras: a professora Rosa Vigarinho leu-lhes dois divertidos poemas de
António Mota: “Uma casa muito estranha” e “ Eu tinha dez pintainhos” e sete dos
alunos leram o poema “se tu visses o que eu vi”, do mesmo autor.
Depois do merecido lanche da manhã, a sessão foi
dinamizada pela professora Sofia Fazendeiro.
Ler é crescer…
Crescer com saber!
“Ler
é crescer”, este foi o mote que espoletou uma conversa informal muito
enriquecedora entre a professora dinamizadora e um vastíssimo público
constituído pelos alunos do 2º e 4º anos do 1º ciclo da escola do Arnal. Assim,
a biblioteca da escola Henrique Sommer assumiu de novo o papel de agente
co-responsável na formação e transmissão de valores.
Sob o
pretexto de um sapo que simboliza a aparência que conduz à condenação e ao
isolamento, foram discutidos preconceitos, estereótipos e atitudes de rejeição.
Os alunos, portaram-se como verdadeiros príncipes!... Não deixaram os seus
créditos por mãos alheias e, mais vez, mostraram estar à altura dos desafios
lançados não hesitando em responder às questões colocadas ou simplesmente em
partilhar as suas opiniões.
Com a
leitura e a exploração do conto “A Princesa e o Sapo”, pretende-se fomentar uma
aprendizagem multifacetada com base no método reflexivo e dialógico - os alunos
são encorajados a falar e a ouvir-se, sendo a professora um agente facilitador
que promove a discussão de ideias e a questionação de valores.
Desta
forma, encontramos em cada criança a curiosidade de um potencial filósofo e
tentamos desenvolver a compreensão da
linguagem e as suas capacidades criticas e criativas valorizando e promovendo o
pensamento autónomo. A brincar também se aprende e aprender pode ser divertido!
Professora Sofia Fazendeiro
Sem comentários:
Enviar um comentário