quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Visita dos alunos do1,º, 2.º e 3.º anos da E.B. de Maceira1 à Biblioteca Escolar - Articulação BE com as escolas do 1.º CEB

Hoje, dia 20 de janeiro, a Biblioteca recebeu 26 alunos da EB 1 de Maceira 1, acompanhados pelas professoras Rosa e Patrícia. A recebê-los esteve a simpática professora Elsa Frade que fez “as honras da casa”. Após uma pequena visita guiada a alguns espaços da “escola dos grandes” e de terem verificado a funcionalidade do cartão electrónico, os alunos dirigiram-se à biblioteca, onde a professora Helena já os aguardava.
Na primeira parte da sessão, a professora Helena dialogou com os alunos sobre a importância da leitura, aproveitando para divulgar alguns livros “diferentes”, em seguida, houve um momento de partilha de leituras: a professora Rosa Vigarinho leu-lhes dois divertidos poemas de António Mota: “Uma casa muito estranha” e “ Eu tinha dez pintainhos” e sete dos alunos leram o poema “se tu visses o que eu vi”, do mesmo autor.
Depois do merecido lanche da manhã, a sessão foi dinamizada pela professora Sofia Fazendeiro.



Ler é crescer…
Crescer com saber!

“Ler é crescer”, este foi o mote que espoletou uma conversa informal muito enriquecedora entre a professora dinamizadora e um vastíssimo público constituído pelos alunos do 2º e 4º anos do 1º ciclo da escola do Arnal. Assim, a biblioteca da escola Henrique Sommer assumiu de novo o papel de agente co-responsável na formação e transmissão de valores.
Sob o pretexto de um sapo que simboliza a aparência que conduz à condenação e ao isolamento, foram discutidos preconceitos, estereótipos e atitudes de rejeição. Os alunos, portaram-se como verdadeiros príncipes!... Não deixaram os seus créditos por mãos alheias e, mais vez, mostraram estar à altura dos desafios lançados não hesitando em responder às questões colocadas ou simplesmente em partilhar as suas opiniões.
Com a leitura e a exploração do conto “A Princesa e o Sapo”, pretende-se fomentar uma aprendizagem multifacetada com base no método reflexivo e dialógico - os alunos são encorajados a falar e a ouvir-se, sendo a professora um agente facilitador que promove a discussão de ideias e a questionação de valores.
Desta forma, encontramos em cada criança a curiosidade de um potencial filósofo e tentamos desenvolver a compreensão da linguagem e as suas capacidades criticas e criativas valorizando e promovendo o pensamento autónomo. A brincar também se aprende e aprender pode ser divertido!


                                                                                           Professora Sofia Fazendeiro
































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