Morra a Leitura! PIM PAM PUM
Abaixo as bibliotecas! Abaixo os livros!
A leitura prejudica gravemente a ignorância!
Vozes revoltadas, mas certas e convictas, ecoaram pelas ruas de Leiria naquela manhã solarenga do dia 18 de março.
Muitos não percebiam, não se identificavam com a revolta dos alunos do 6.ºA, que não perderam a oportunidade de se fazer ouvir na Semana da Leitura 2024. Mas, certo foi que, ao interiorizarem estas palavras, embarcaram na onda da revolta. Afinal, “Uma geração que lê é uma geração que pensa! Uma geração que lê é uma geração que duvida! Uma geração que lê é uma geração que questiona! Uma geração que lê é uma geração que critica!”.
“Ler em Liberdade” despoletou nestes alunos a vontade de partilhar a “sua” liberdade de expressão através do seu “Manifesto Anti-leitura”, um original de José Fanha, adaptado pelas professoras Helena Silva e Paula Domingues. No fundo, uma magnífica apresentação de todos os valores e benefícios da leitura.
Esta manifestação culminou na Biblioteca Afonso Lopes Vieira, tendo sido também apresentada a um grupo de idosos Lar da Santa Casa da Misericórdia de Leiria e com uma visita à sala reservada dedicada ao espólio de Afonso Lopes Vieira.
Os alunos do Projeto da Biblioteca A Ler + também integraram esta manifestação, distribuindo flores, que foram cuidadosamente elaboradas pela Assistente Operacional Goreti Faria e, na Biblioteca Municipal, declamaram alguns poemas de diferentes poetas portugueses, oferecendo um miminho a cada idoso.
Finalizou-se a manhã com um delicioso bolo providenciado pela Prof.ª Padina Silva! Que saborosa recompensa!!!
Foi, sem sombra de dúvida, o grito de liberdade e um inquestionável incentivo à leitura!
Prof.ª Paula Domingues
“A Semana da leitura, que decorre de 18 a 22 de março, arranca com leituras em todas as bibliotecas e escolas do concelho e na cidade de Leiria. Os alunos e professores do AE de Henrique Sommer, partilharam esta manhã, leituras em vários espaços da cidade e na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira com o Encontro Intergeracional, com a presença dos utentes do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Leiria. Uma oportunidade para a convivência de leituras entre idades distintas, onde juntamos conhecimentos e valores entre as gerações.
O programa das atividades continuam durante esta semana, e todos os leitores e não leitores estão convidados a participar e experienciar a partilha de leituras.”
#semanadaleitura #SL2024 #bmalv #bibliotecaleiria
Sem comentários:
Enviar um comentário