Semana da Leitura - 18 a 22 de março
Ler em liberdade…liberdade para ler!
Esta semana celebrou-se a leitura, os leitores, os livros, os autores, os ilustradores… tantos protagonistas numa só semana,… num só livro.
A liberdade de desfrutar de um livro, de ter um novo horizonte, de viver uma aventura distante e improvável… A liberdade de se deixar tocar, emocionar, contaminar e até revoltar. Todas essas emoções estão nos livros e arrebatam quem os lê.
Em todas as escolas do 1.º Ciclo, vivenciou-se esta semana com entusiamo e dinâmicas diversificadas.
Pela mão de alunos e professores foram passando contos diversos ao longo da semana, o mais concorrido foi “Este é o lobo” de Alexandre Rampazo, que animou as turmas das escolas de Cavalinhos, Maceira e Porto do Carro. Foi uma leitura partilhada que divertiu, surpreendeu e alertou: “não podemos julgar pelas primeiras impressões …afinal o lobo não devorava, só queria companhia”.
O conto “Bolacha Maria”, de António Torrado, foi apresentado pelas turmas do 3.º ano da Escola Básica de Maceira, na sala de aula e no coreto do Jardim da Memória. Foram umas leitoras “bolachinhas” muito expressivas! No mesmo espaço e da mesma obra de António Torrado “Trinta por uma linha”, a professora Rosa Portugal fez, para todos os alunos da escola, uma leitura dramatizada do conto “O rei das pernas tortas”, com graça e boa disposição.
Na escola de Costas o projeto da professora Celeste Pires “Quem conta um conto…” intensificou-se e colocou todos os alunos a ler.
Na escola de Porto do Carro, com a colaboração de alunos, docentes e assistente operacional, procurou dar-se um novo impulso na dinamização da Biblioteca Escolar com o projeto “Toca a ler!”. Os alunos aderiram e houve muitas requisições. Agora é continuar…
Toca a ler!
Professora Isabel Francisco
Centro Escolar
Costas
Porto do Carro
Cavalinhos
… Este é o Lobo!
… por ser a semana da Leitura … passei uma tarde MA-RA-VI-LHO-SA na Escola Básica de Cavalinhos, nas salas dos meninos do 1.º ano, do 2.º ano e na sala do 3.º e 4.º anos com as respetivas professoras. E estão vocês a perguntar qual foi o motivo!
Para não vos deixar a ficar a pensar muito, conto-vos então que esta tarde, contei uma história que tocou o coração de todos os meninos. Foi a história de um “lobo” … Um lobo bem diferente de todos a que estamos habituados a ouvir falar. Uma história que brinca com as representações de cada um de nós, que desmancha todos e quaisquer estereótipos, lições importantes a tirar, sensibiliza para a inclusão, para a formação da nossa própria opinião e para finais felizes.
Querem “ouvir” um pouco da história?
Pois, mas não a irei contar. Deixo-vos apenas o título do livro “Este é o lobo” do autor Alexandre Rampazo.
Professora Anabela Gaspar
Sem comentários:
Enviar um comentário