terça-feira, 5 de outubro de 2021

"Fernando Pessoa... Quotidiano e tributável", por Maria João Serrado

 Cerca de um ano depois, regresso ao Agrupamento de Escolas Henrique Sommer e novamente me vêm à memória os versos de Félix Grande:

Donde fuiste feliz alguna vez

no debieras volver jamás

Engana-se o poeta. Eu volto. E novamente sou feliz. A professora Helena Silva, guardiã da Biblioteca Escolar, dirige-me o repetido convite que aceito com a satisfação de quem vai a casa depois de um ano de ausência.  Por detrás da máscara, adivinham-se os sorrisos trocados com os colegas da Henrique Sommer que tão bem sabem acolher quem vem de fora.

Aos alunos do 12.º ano trago novamente o meu Pessoa – sim, porque todos temos um poeta que é nosso - “quotidiano e tributável”, que também foi jovem, também riu e namorou, contou anedotas, copiou charadas… Surpreende-os o homem comum que o autor de alguns dos versos mais incontornáveis da nossa Literatura também foi e que é preciso conhecer para, pela sua simplicidade, compreender a sua complexidade.

Obrigada pelo convite! Bem hajam e até para o ano, no local onde volto sempre a ser feliz!

Maria João Serrado 

A professora Maria João Serrado dinamizou uma palestra
intitulada "Fernando Pessoa, quotidiano e tributável", no dia 1 de outubro, destinada aos alunos do 12.º A.
             Os alunos avaliaram muito positivamente esta sessão que foi uma excelente motivação para o estudo de Fernando Pessoa ortónimio e heterónimo.
              Eis alguns dos comentários que registaram por escrito.

Foi uma sessão bastante interessante que nos deu a conhecer e a entender Fernando Pessoa e a sua vida que não era nada como imaginei e, por isso, gostei bastante.

Tiago Ascenso

 

Gostei da sessão, pois acho que contribuiu para aumentar a nossa cultua e conhecimento. A professora Maria João foi muito simpática e falou muito sobre a vida pessoal e profissional de Fernando Pessoa. Gostei também da forma como a professora abordou o assunto, embora devesse ter sido num menor espaço de tempo.

João Tavares

 

A sessão sobre Fenando Pessoa foi muito enriquecedora para o meu conhecimento sobre este poeta, pois permitiu-me perceber quem ele era para além dos seus livros.

Achei interessante a música inicial para descontrair e também quando a professora nos deu a oportunidade de darmos a nossa opinião através do telemóvel sobre como achávamos que ele era. As obras de arte foram muito interessantes.

 Foi uma boa iniciativa que poderia ser repetida mais vezes.

Lara Santos

 

Esta sessão sobre Fernando Pessoa foi interessante e divertida, dando-nos a conhecer melhor a personalidade do poeta.

Aprendi que Pessoa não é só um poeta triste, solitário e introvertido (…), mas um amigo e uma pessoa bastante original. (…)

 Francisco Crespo

 

Penso que esta sessão foi muito produtiva. Ajudou-nos a melhorar o nosso conhecimento sobre Fenando Pessoa (…)

Dércio

 

(…) A apresentação foi bem estruturada (…) clara e concisa (…) No entanto, apesar de ser um tema interessante, a Prof.ª Maria João ficou de tal maneira entusiasmada com o tema que acabou por nos sobrecarregar com informação. (…)

Duarte Bento

 

Na minha opinião, a sessão sobre Fernando Pessoa dinamizada pela professora Maria João Serrado foi excelente e encorajadora para que nós, alunos, ficássemos com vontade de estudar a obra de Fernando Pessoa.

Miguel Marques

 

(…) No geral, foi uma apresentação muito interessante e eu gostei muito, também pelo facto de a professora ser muito expressiva e falar com muito entusiasmo.

Laura Barbeiro

 

Na minha opinião, a palestra foi inspiradora, pois conseguiu descrever muito bem a vida pessoal e profissional de Fenando Pessoa. Fiquei a conhecer várias facetas do poeta que não conhecia e percebi que pinturas que achava simples ou sem significado representam muitos aspetos.

Acho importante este tpode atividades, pois favorecem positivamente o nosso conhecimento e, por isso, gostava que s voltassem a repetir.

João Bernardo

 

A palestra apresentada pela Prof.ª Maria João Serrado foi, na minha opinião, bastante cativante e interessante. Foi apresentada informação relevante sobre Fernando Pessoa e sobre a sua obra. Gostei em particular das pinturas que caracterizavam e simbolizavam Fernando Pessoa através da arte.

Em suma, considero que esta apresentação foi uma excelente iniciativa para podermos iniciar o estudo de Fernando Pessoa em sala de aula.

Francisco Ascenso

 

Considero que esta sessão sobre Fernando Pessoa foi bastante informativa e dinâmica, revelando-nos um novo lado de um venerado poeta português.

Creio que esta sessão nos permitiu, maioritariamente, o lado mais humano do sério, rigoroso e determinado Fernando Pessoa, lado este que nos revelou que este poeta não era, afinal, tão sério, nem tão rigoroso. Hoje, descobrimos que Fernando Pessoa era uma pessoa alegre e divertida, apaixonada, muito dedicada ao seu trabalho com bastante jeito para lidar com crianças. Esta “humanização de Pessoa” foi, para mim, a parte mais importante da apresentação, que foi bastante interessante.

Ricardo de Sousa

Para recordar, algumas fotos da sessão...






Sem comentários:

Enviar um comentário