terça-feira, 12 de outubro de 2021

Espólio literário do professor Abel Francisco Febra oferecido à Biblioteca do Agrupamento

        Abel Francisco Febra foi, e continua a ser, sobretudo para os que com ele privaram, um homem de grande referência, inteligente e culto, que desempenhou um papel importante na sua comunidade, em particular pela sua intervenção formativa e cívica. Foi um notável professor de Matemática e deve-se a este homem, que fez um percurso de vida inigualável, a colaboração na transformação do ensino da Matemática em Portugal. Publicou algumas obras, entre as quais, a "Matemática Moderna", em dois volumes. (para saber mais sobre esta personalidade consulte o site: https://familiamathias.wordpress.com/notaveis-de-maceira/).
                Recentemente, a sua filha, Dr.ª Teresa, contactou a escola, manifestando o desejo de oferecer o espólio literário de seu pai à Biblioteca Escolar do nosso AEHS. Tal veio a concretizar-se no dia 4 de outubro, pelas 11h00, aquando da entrega dessas muitas obras à comunidade educativa de Maceira. Foi um momento particularmente emocionante que nos encheu de orgulho, mas, indiscutivelmente, de gratidão. Gratidão pelo Homem, pelo Professor, e pelo legado literário generosamente oferecido pela filha, que vale pela certeza de uma riqueza que lhe acresce informe e invisível.

A escola, na pessoa do seu Diretor, agradece profundamente esta oferta, que enriquecerá as nossas bibliotecas e que poderá ajudar a potenciar o Plano de Atividades, na dimensão do ensino e da aprendizagem da Matemática, valorizando o Projeto Educativo deste Agrupamento.



 

Sem comentários:

Enviar um comentário