segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Palestra "Violência no namoro" dinamizada pela Dr.ª Catarina e Dr.ª Joana da Associação Mulheres Século XXI, nos dias 19 e 21 de fevereiro

"Amor que é amor não dói.
Agir contra a violência no namoro"

No âmbito da comemoração do dia de São Valentim,  a Dr.ª Catarina e a Dr.ª Joana, da Associação Mulheres XXI, dinamizaram, na biblioteca, duas palestras subordinadas ao tema "Violência no namoro", no dia 19 de fevereiro (destinada aos alunos do 10.º A e 12.º A) e no dia 21 do mesmo mês (destinada aos alunos das turmas 11.º A e C).
As palestras foram muito interessantes e alertaram os alunos para a importância dos valores, como por exemplo o respeito e a confiança,  imprescindíveis numa relação amorosa saudável e feliz.
Os alunos constataram   que a violência  no namoro (e mesmo a doméstica) tem vindo a aumentar nos últimos tempos, podendo assumir diferentes formas - psicológica, física e sexual - e  acontecer em simultâneo ou não na mesma relação de namoro, num ciclo denominado "ciclo de violência" ( três fases: fase de tensão; fase de agressão/ explosão; fase de lua de mel).
Debateram os motivos que podem levar à violência e os mitos relacionados com o amor e as relações amorosas. Para além disso,  tomaram conhecimento do que podem fazer para ajudar uma vítima de violência.
É sempre importante estarmos informados e refletirmos sobre estes temas, pois só assim poderemos agir corretamente!

"É importante reconhecer, agir e informar!
  É importante a liberdade e o amor!
  É importante promover a paz!"


Dia 19 de fevereiro, pelas 12h00
 





















21 de fevereiro, pelas 14h00
 



















Sem comentários:

Enviar um comentário