segunda-feira, 16 de março de 2020

Semana da leitura...6ª feira 13: tudo pode acontecer…


Semana da Leitura 2020 - Livro e cidadania
Leituras multilingues na BE
6ª feira 13: tudo pode acontecer…
Hoje, 13 de março, a aula de Português do 7ºC subiu escadas rumo à Biblioteca e os alunos juntaram-se ao 7ºB para assinalarem a Semana da Leitura, numa atividade dinamizada pela Biblioteca Escolar em articulação com a disciplina de Português.
Esta atividade, que se iniciou e terminou com uma lengalenga declamada pelo 7º B no âmbito da disciplina de Francês, foi de caráter multilingue (e multicultural) e consistiu numa sessão de leitura e declamação de textos em diferentes línguas, assim como de partilha de experiências e  tradições, aproveitando o facto de a nossa comunidade escolar integrar alunos de diferentes nacionalidades.
Assim, alguns alunos do 7º C foram desafiados a efetuar leituras na sua língua materna ou na dos seus progenitores.  
O Guilherme Sousa começou por ler um poema em português, recolhido na Internet, sobre o “Cavaleiro da Dinamarca”. Seguiu-se a aluna Jéssica Romanyshyn, cujos pais são originários da Ucrânia, que leu um poema em ucraniano, de um famoso poeta desse país, que depois procurou traduzir.
A aluna Ana Barros deu voz à variante de português do Brasil, lendo um texto tradicional brasileiro e explicando o seu contexto, enquanto o seu colega, Gabriel Pitta, contou uma versão brasileira da história tradicional “Pedro e o lobo” apresentada, antes, pela Rafaela Cruz.
Posteriormente, estes alunos, assim como a aluna Anastácia Chebotar, do 7º B, que tem origens moldavas e arménias, falaram dos países de origem dos seus pais e do que os conduziu a Portugal, assim como das suas experiências de integração.
Se a Ana Barros referiu ter-se sentido bem integrada desde a sua chegada à Escola e ter feito amigos rapidamente, destacou-se o Gabriel por ter assumido com muita maturidade a sua dificuldade de integração e de fazer amizades. Contudo, a forma simples, mas corajosa, como se expôs revelou-se um ato exemplar perante os colegas, que foram sensibilizados pelas professoras presentes para porem em prática perante este membro da turma os verdadeiros valores de cidadania.
Uma sessão muito interessante onde o livro e a cidadania estiveram de mãos dadas!
                                                      Prof.ª Ana Paula Graça  

























Sem comentários:

Enviar um comentário