domingo, 15 de março de 2020

Comemoração do dia do Pi na Semana da Leitura


A turma do CEF2 foi desafiada a colaborar/participar na Semana da Leitura e, em simultâneo, a comemorar do dia 14 de março, o dia mundial do Pi, bem como o Dia Internacional da Matemática celebrado oficialmente pela primeira vez este ano de 2020.
O valor do π (Pi) é 3,1415926…, surgiu da relação entre o perímetro de uma circunferência e o seu respetivo diâmetro. O seu arredondamento é 3.14 que, devido à notação anglo-saxónica (convenção dos EUA), forma os primeiros algarismos da data 14 de março, data essa que celebra o Dia do Pi, desde 1988.
Assim no dia 12 de março de 2020, no espaço da nossa Biblioteca, devidamente decorada por trabalhos feitos pelos alunos alusivos ao Pi (trabalhos manuais e poemas) e à Semana da Leitura, alguns alunos da turma CEF2 estiveram a ler, em voz alta, poemas dedicados ao número Pi, tendo a assistir a turma do 8ºB. Poemas esses da autoria de alunos, como eles, mas oriundos da cidade da Covilhã que se intitulou a Cidade do Pi (devido à ponte pedonal ser o símbolo da cidade) e promoveu o “Festival de Matemática- cidade do Pi” de 11 a 14 de março de 2020. Assim com a contribuição dos participantes que firam classificados nos primeiros lugares desse concurso, a turma do CEF2 pôde participar na leitura e divulgação de quatro poemas dedicados ao número Pi. Poemas que foram escolhidos pela professora de Matemática com o objetivo de divulgar e clarificar a importância desta constante tão especial, ou melhor, notável! (como se diz em linguagem matemática).
Com esta atividade, os alunos verificaram que afinal podemos “casar” a Matemática (área das ciências) com o Português (área das humanidades), usando como elo de ligação a escrita e a leitura!!!
Segue um dos poemas:
Poema ao Pi
O Pi não apareceu assim
dos pozinhos de perlim pim pim…
Para o descobrir
tiveram de fazer cálculos, sim!

O Pi usa-se aqui, e então?
Também se usa no Japão.
É um número mundial
que serve para fazer contas e tal.

Não existe só no número em si.
Nós passamos o dia a ouvir o Pi
na Matemática
ou aqui ou ali.
 
Pi estabelece a proporção
entre o perímetro e o diâmetro
de uma circunferência.
Faz sentido ou não’?
 
Com o Pi no planeta Terra
é possível fazer cálculos
da área de um círculo
e da superfície de uma esfera.
 
O valor de Pi
não é um obstáculo,
pois quantas mais casas decimais tem em si
mais exato é o cálculo.

Autora: Leonor Filipa Matos Marques  (Escola Básica de São Domingos)

Prof.ª Gisela
















Sem comentários:

Enviar um comentário