Este ano, o Mês Internacional da Biblioteca Escolar tem como lema “Ligar comunidades”.
O mês de outubro também é conhecido como o Mês Rosa e é assinalado um pouco por todo o lado, com iniciativas que alertam para a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce do cancro da mama, principalmente através do Rastreio. Se diagnosticado e tratado precocemente, o cancro da mama tem uma taxa de cura superior a 90%, o que traz esperança às mais de 9 000 mulheres que todos os anos se deparam com este flagelo. É nas mulheres que este tipo de cancro tem maior incidência.
A BE do AEHS não quis ficar indiferente a esta causa e, uma vez que partilhamos o mesmo mês, quisemos também partilhar a informação e estender o alerta às mulheres que nos são próximas. Por esta razão, a professora Margarida Jorge, com a ajuda de algumas outras mãos, concebeu e executou laços, símbolo do movimento, que depois os alunos de “Ler, Escrever e Conectar” e “Cenas e Contracenas” distribuíram pelas formandas, assistentes operacionais, mães e encarregadas de educação dos alunos do AEHS, em momentos distintos.
Deste modo, no dia 15 de outubro, Dia da Saúde da Mama (Breast Health Day), a ação de sensibilização foi feita junto das formandas do processo de RVCC e dos cursos EFA e PLA e assistentes operacionais, e no dia 30 de outubro, Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama, junto das mães e encarregadas de educação.
Prof.ª Diana Oliveira
Sem comentários:
Enviar um comentário