quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

As crianças dos JI na Biblioteca AEHS

        No primeiro período, a Biblioteca do Centro Escolar do AEHS abriu as suas portas para receber as crianças dos JI de Maceirinha (9 de novembro), A-do-Barbas (10 de novembro), A-dos-Pretos (sala da educadora Ofélia – 13 de novembro; sala da educadora Carla – 23 de novembro) e Cavalinhos (16 de novembro).

Esta visita permitiu-lhes conhecer a biblioteca e ouvir a ternurenta história A tartaruga que queria dormir, de Roberto Aliaga, com ilustrações de Alessandra Cimatoribus, interpretada ou pela exímia contadora de histórias – Cátia Guarda (animadora cultural da Biblioteca Afonso Lopes Vieira – Leiria), ou pela professora bibliotecária (Helena Silva).

Foram sessões muito divertidas que contaram com a participação ativa  e animada das crianças.

A tartaruga tem muito sono e vai dormir durante todo o Inverno. Prestes a ir para a cama, enquanto cumpre o ritual para ir dormir (escovar os dentes, vestir o pijama, aconchegar os lençóis…), alguém bate à porta. São os seus amigos que vão chegando com presentes (um gorro, um bolo de pera, uma manta…) para a acompanharem no longo período de sono que a espera. A amizade é importante e a tartaruga agradece as atenções, mas cada vez tem mais sono e a única coisa que quer é que a deixem tranquila para poder dormir… Na infância é comum o medo da noite, do escuro e o desassossego na altura de ir dormir; por isso é importante que o leitor se identifique com as personagens que apresentam esta experiência como uma acção tranquilizadora, e reconheça a necessidade do descanso e o silêncio como um estado agradável. Um álbum para reforçar hábitos saudáveis e completar o ritual de ir dormir ouvindo uma história antes que o sono venha.

A Tartaruga que Quería Dormir - Cartonado - Roberto Aliaga, Alessandra Cimatoribus - Compra Livros na Fnac.pt

Na despedida, deliciaram-se com uma saborosa bolachinha e levaram um miminho doce! Adorámos a vossa visita! Até breve!

Prof.ª Helena Silva


























 




























Sem comentários:

Enviar um comentário