A Semana dos Afetos na Escola HS terminou de forma emocionante com a palestra Ti Guida (duas sessões), dinamizada pelo jovem escritor, coach e comunicador André Fernandes.
Este evento resultou de uma estreita parceria entre a área de Cidadania e Desenvolvimento e a Biblioteca Escolar
“André Fernandes esteve hoje na nossa Escola - sede durante toda a tarde. Trouxe-nos a palestra "Tia Guida" e, a partir daí, falou - nos de perda, luto, de relações tóxicas, de abuso, violência doméstica, alcoolismo, de bullying e como o AMOR e a PARTILHA podem ser transformadores e inspiradores. Deixou-nos tantas mensagens que a todos tocou, dos jovens aos mais adultos. Ninguém ficou indiferente à força das suas palavras, partilha, empatia e capacidade comunicacional.
Ficámos sensíveis, vulneráveis aos afetos e que bom é sentir que estes podem sair sem pedir autorização ou bloqueio de qualquer ordem. Na verdade, somos o resultado da nossa essência vs a nossa vivência e compete-nos escolher o caminho a seguir. O amor lava a alma, o coração e nunca nos deixa sós!
«É apaixonado pelas palavras e pela transformação que elas permitem gerar na vida de todos e de cada um.»"
OBRIGADA, André Fernandes.”
Prof.ª Graça Sapinho
André é um jovem cheio de luz, de talento ímpar, que tem o poder da palavra! De uma forma simples e clara, mas determinada e profunda cativou todos os presentes, deixando uma mensagem de esperança e de fé. Como disse, a determinada altura, “Há sombra, porque também há luz”, devemos procurar sempre o caminho do amor – “O Amor é o sentimento mais lindo que o ser humano pode ter, é ele que muda os corações, aproxima as pessoas”. A agressividade e a vingança não nos torna mais felizes, antes pelo contrário. A chave é mesmo o amor, sabermos perdoar os outros e a nós próprios… Só assim, seremos felizes.
Li numa entrevista, que deu à SIC, esta frase “Sempre que vou falar com os jovens, vou ajudar o André que vive neles” e foi precisamente isto que se verificou nas duas sessões.
Muito obrigada, André, pela tua simpatia, pela tuas mensagens repletas de luz e de esperança e pela tua disponibilidade para falares com os alunos coletiva e individualmente, sem pressas! Foi, realmente, muito bom conhecer-te!
Muito obrigada, Graça Sapinho, por teres convidado a Biblioteca a participar na organização deste evento. Estou-te muito grata por isso.
Muito obrigada, elementos da Direção, por terem abraçado esta ideia e possibilitado a sua concretização.
Muito obrigada, a todos os docentes, por disponibilizarem as suas aulas para acompanharem os seus alunos a esta palestra, que representou uma mais-valia, certo? A escola é muito mais que a lecionação de conteúdos… é amor, é afeto, é partilha.
Muito obrigada, alunos, pela vossa participação e pelo comportamento irrepreensível que tiveram. Eu senti que esta palestra vos tocou bem fundo e, quem sabe, vos terá mostrado o caminho do amor.
Muito obrigada, Assistentes Operacionais, por todo o apoio e colaboração prestados. Sois também uma “peça” fundamental na nossa Escola!
Ontem, senti um orgulho enorme da nossa escola, onde todos “vestem a camisola”, na senda do lema do nosso Projeto Educativo “Saber Ser e Ser com Saber… em Comunidade”!
Prof.ª Helena Silva
“A vossa escola encheu-me de Amor e ainda hoje o faz, nestas vossas palavras que vou encontrando. Obrigado, do fundo do coração! Espero poder voltar em breve, para vos rever e partilhar a mensagem com todos os que mais gostassem de incluir. Abraço-vos com amizade.” - André Fernandes
Palestra "Ti Guida", sob o olhar da aluna Margarida Matias, do 11.ºB, uma menina cheia de luz! Muito obrigada!
Sobre a palestra “Ti Guida", por Margarida Matias
Aos 17 dias do mês de fevereiro e a nossa escola vivia um animado clima próprio de uma tarde de Carnaval. Contudo, não foi por isso que não deixámos de receber o André: André Fernandes, escritor, coach e comunicador, a alma inteira de um ser humano que estaria aberta a nós nos cerca de 50 minutos que se faziam avizinhar.
Não havia um polivalente cheio de pessoas, mas havia pessoas cheias de vontade de o ouvir. Receosos sobre o que se iria passar, demos espaço e liberdade ao André para nos guiar naquela que foi uma viagem à sua essência. Uma palestra intimista sobre Amor. Uma palestra sobre partilha. Uma palestra sobre viver. Uma palestra intimista, uma conversa amiga e verdadeira, um encontro de almas na descoberta do “ser que há em cada humano”.
De forma pacífica, transparente e tranquilizante, entrámos na vida do André e pudemos conhecer a Tia Guida. Por breves instantes pudemos ser seus sobrinhos e amá-la da mesma forma que ele o fez e continua a fazer; por breves instantes, pudemos aprender sobre a esperança, sobre a persistência, sobre lutar e ter vontade de viver; por breves instantes podemos eternizá-la.
O polivalente foi palco de magia, e quem pôde assistir a este discurso presenciou a mágica simbiose de partilhas que puderam ser feitas, a um bonito e descontraído “despir de almas” e a silêncios reconfortantes. Dos mais novos aos mais velhos, acredito que ninguém tenha ficado indiferente.
Tal como Raul Minh’Alma diz (e como reflexo desta palestra), “A vida vai sempre proteger os verdadeiros. Os que lutam e persistem. Os que se levantam depois de cada queda. Porque é isso que ela espera de nós.”.
O André não foi apenas mais um palestrante, mas sim a lufada de ar fresco e a esperança num mundo melhor. Foi a alma bonita que nos visitou e que, de alguma forma, nos mudou. Obrigada, André, estamos-te eternamente gratos!
Margarida Matias, 11º B
Sem comentários:
Enviar um comentário