quarta-feira, 29 de junho de 2022

"Contar por imagens", no âmbito da comemoração do centenário do nascimento do escritor José Saramago

 

O CIRCO

José Saramago

 

A professora de Educação Musical, Graça Barata, no âmbito da comemoração do Centenário do nascimento de José Saramago, aceitou o desafio, “Contar por Imagens”, uma iniciativa da Fundação José Saramago, em parceria com o Plano Nacional das Artes, com a Rede de Bibliotecas Escolares e com o Plano Nacional de Leitura.

Nas aulas de Formação Cívica e Educação Musical, com a turma do 6.ºA do Agrupamento de Escolas Henrique Sommer, foi escolhido um poema deste autor e prepararam, uma performance que pretendeu estabelecer pontes entre várias linguagens artísticas, procurando criar leituras transdisciplinares dos textos deste autor, usando a música como uma prática social comunicativa e expressiva e como linguagem universal.

A partir do ouvir e através da produção sonora em conjunto, do cantar, do tocar, do compor, os alunos desta turma, de forma criativa, criaram uma versão musicada de um poema deste autor, “O circo”. Esta interpretação resultou do desenvolvimento de competências de experimentação, de improvisação e de composição, em consonância com as diferentes Áreas de Competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

O trabalho final resultou numa apresentação audiovisual, enviada para a Fundação José Saramago. 

Os agradecimentos aos professores Luís Dias e Mónica Antunes que prestaram total apoio técnico na realização deste vídeo.

Prof.ª Graça Barata

Vídeo 


 

1 comentário: