domingo, 17 de maio de 2020

Carta aberta aos alunos dos 11.º e 12.º anos do Agrupamento de Escolas Henrique Sommer




                                                                                                  Maceira, 17 de maio de 2020
Queridos alunos,
Dia 18 de maio marca o vosso regresso à escola e às aulas presenciais! Temos a certeza que depois de tanto tempo em casa, até vão olhar para a escola com outros olhos. Verdade?
Depois de meses de confinamento e de isolamento social, vai ser, certamente, fantástico reencontrarem, fisicamente, os vossos colegas/amigos e professores.  No entanto, o vírus ainda não desapareceu, por isso, tenham cuidado, procurem cumprir as recomendações de proteção individual, por vós e por todos nós.
As salas já se encontram devidamente preparadas para vos receber. Elas querem encher-se de vida com as vossas vozes e sorrisos, e até mesmo com as conversas inoportunas durante as aulas. Ah, tantas saudades que elas têm de vos ouvir conversar para o lado! E até aquelas paredes, mesas e cadeiras anseiam pelo vosso regresso, e por um desenho aqui e ali, feito numa aula mais aborrecida.
A Biblioteca também se sente profundamente só… os livros deambulam pelas estantes, ansiosos por terem quem lhes pegue, os seus autores desesperados por fazerem ouvir a sua voz, por tocarem na alma dos leitores, por fazê-los sonhar e viajar através do tempo e do espaço! Os livros estão tão solitários que, se vocês não regressarem, fazem as malas e partem para outro sítio.
No entanto, a Biblioteca é consciente, ela sabe que para estar mais próxima e para responder às necessidades dos utilizadores, tem de ter estratégias de transição, a nível dos serviços que presta. Eis uma biblioteca com dimensão digital, com plataformas como o Teams, o Blogue, o Facebook, o Moodle e até o Instagram, que oferecem um conjunto de recursos, atividades, informações, guiões e tutoriais para poderem fazer os trabalhos escolares e aprenderem em ambiente online, valorizando a vossa participação, no contexto do ensino à distância. Até o Plano Anual de Atividades foi reformulado, com adaptação das atividades programadas, prevendo-se iniciativas de caráter lúdico-educativas, como concursos, jogos, desafios, para combater o vosso sentimento de isolamento e manter o sentido de pertença à escola. A Biblioteca é uma grande amiga!
A Biblioteca prevê a sua abertura pelo vez uma vez por semana para que os alunos possam requisitar livros, sobretudo de apoio ao estudo, e recorda que tem à disposição livros atualizados de preparação para o exame das diferentes disciplinas.
A Biblioteca associa-se a toda dinâmica da Organização Escolar e deseja-vos, na voz da sua coordenadora, um ótimo regresso e muito sucesso na vossa vida pessoal e académica.
Sejam felizes e espalhem sorrisos.
Prof.ª Helena Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário