quarta-feira, 6 de maio de 2020

"A minha vida antes e depois do aparecimento do surto COVID 19" (continuação)


Mais três textos, selecionados aleatoriamente, sobre "A minha vida antes e depois do aparecimento do surto COVID 19"
Boas leituras!


O Covid-19 é um vírus conhecido por causar doenças no ser humano. A infeção pode ser semelhante a uma gripe comum ou até a uma pneumonia. Este vírus foi identificado pela primeira vez em dezembro de 2019, na China.
Antes deste vírus ser identificado, eu tinha uma vida comum como todas as outras pessoas. Acordava cedo para ir para a escola, saía com os meus amigos, passeava aos fins-de-semana, encontrava-me com a família e divertia-me bastante. Porém, com o aparecimento do Covid-19, toda a gente ficou de quarentena.
Atualmente, não vejo ninguém na rua. Passo os meus dias dentro de casa, a jogar ou a ver séries e dedico também um tempo aos estudos. Estou-me a habituar às aulas virtuais e acho que, por enquanto, estão a correr muito bem.
Espero que este vírus seja ultrapassado, que todas as pessoas recuperem e que o mundo volte a ser como era.
André Pacheco,10ºA
Abril 2020
 


            Uma cidade da China começou a ter alguns casos de saúde problemáticos, provocados por um vírus muito contagioso. No início, não se deu grande importância ao assunto, mas este vírus vinha para ficar. Passadas algumas semanas, já havia milhares de infetados e bastantes mortos, pois este vírus de nome coronavírus ou Covid-19 já se tinha alastrado por toda a China e, mais tarde, pelo mundo. Quando chegou à Europa já se conhecia mais sobre o vírus, mas ele continuava a fazer muitas vítimas. Itália desprezou este vírus e as medidas de contenção e o resultado foi mortífero, milhares de infetados e alguns milhares de mortos. Passado pouco tempo, surgiu o primeiro infetado em Portugal.
            Nós não cometemos o mesmo erro de Itália e tomamos algumas medidas de contenção, porém, mesmo assim, passado uma semana já havia perto de mil infetados e não houve outra solução senão fechar as escolas e, a partir daí, tudo foi fechando aos poucos. Este vírus veio para ficar e, após um mês de isolamento, continuamos em quarenta.
            Tudo mudou. No início do vírus, só se falava nas escolas que queríamos que fechassem e, passado menos de um mês, tudo voltaria ao normal. Mas não! Tudo mudou. Existem pessoas que dizem que estão fartas de estar em casa. Eu pelo contrário não me importo. É difícil, mas, para este vírus passar, precisamos disto. Não sabíamos que este vírus iria durar tanto tempo e por isso tudo foi alterado. No entanto, por outro lado, o nosso planeta agradeceu a chegada deste vírus, pois a poluição diminui drasticamente, assim poupamos o nosso querido planeta.
            Na minha opinião, o Covid-19 não foi algo totalmente mau. Esta afirmação parece rude e por isso deixe-me explicá-la. Tenho muita pena por todos os mortos e infetados, pois a vida dos seus familiares não vai ser a mesma. Contudo, para além destas coisas horríveis, o nosso planeta estava cansado de nós, já há bastante tempo. Mas com isto conseguimos dar-lhe alguma folga e, assim, poderemos viver num mundo melhor. Para não falar nas questões familiares. Dantes quantas refeições é que se faziam com todos os membros em casa? Duas ou três no máximo por semana. Agora é tempo de estarmos com a nossa família, fazermos jogos que nunca fazíamos e estar com quem mais gostamos. Após isto, também penso que todos serão mais amáveis. O estarmos longe dos nossos amigos, embora seja difícil, é necessário, mas com as novas tecnologias estamos sempre em contacto com eles.
            A minha vida mudou bastante desde a chegada deste vírus. Não posso sair de casa, e, por isso, passo a maior parte do tempo a jogar computador ou a ver séries. Torna-se algo aborrecido ao final de algumas semanas, mas temos que nos precaver. Também consigo estar mais tempo com os meus familiares e jogar jogos que quase nunca fazíamos e agora há tempo para isso.
            Resumindo, isto é algo horrível, mas juntos conseguiremos ultrapassar esta situação de confinamento, evitando a propagação do vírus. Um dia, estaremos todos juntos de novo!
Dércio Fernandes, 10ºA
Abril 2020


Antes do surto do Covid-19, eu tinha uma vida normal! Como qualquer adolescente, ia para a escola, fazia os meu trabalhos de casa e jogava online com os meus amigos.
Não costumava sair muito com os meus pais, porque, aos fins de semana, ficava em casa com eles. Os meu avós maternos vivem ao meu lado, por isso ia lá frequentemente. Os meus avos paternos vivem nos parceiros, junto com os meus tios e primas, por isso, mais ou menos uma vez por semana, ia lá visitá-los.
Desde o dia 13 de março, a minha vida alterou pouco. Talvez a maior alteração seja não ir para a escola e ficar sempre em casa. No entanto, eu até gosto de ficar em casa. Estou diariamente em contato com os meus amigos, graças às tecnologias e continuo a ver os meus avós maternos todos os dias. Porém, já sinto a falta de ir visitar os meus avós paternos e de estar com as minhas primas e, para encurtar a distância e matar saudades, tento falar com eles online. Os meus avós maternos ainda não aprenderam a usar a internet muito bem, por isso, agora, falo poucas vezes com eles. Os meus pais estão em teletrabalho e, por isso, nunca fico sozinho.
Concluindo, sou um dos sortudos que não esta a sofrer muito com esta situação e, para além disso, estamos todos saudáveis aqui.

Diogo Espinho, 10.ºA
Abril 2020
 


Sem comentários:

Enviar um comentário