quinta-feira, 5 de abril de 2018

Semana(s) da Leitura 2018 na Biblioteca da Escola de Maceira (Centro Escolar)


... a leitura é algo crucial para a aprendizagem do ser humano.
As tecnologias do mundo moderno têm vindo a fazer com que os nossos jovens deixem a leitura de livros de lado, argumentando não ter paciência para ler um livro. No entanto, isso acontece por falta de hábito, pois se a leitura fosse um hábito rotineiro saberiam apreciar uma boa obra literária. E foi com esta premissa que se deu continuidade aos momentos de  leitura no espaço Biblioteca, recebendo às segundas e sextas-feiras os alunos dos quatro anos de escolaridade do Centro Escolar, de modo a enriquecer o vocabulário dos alunos, a tornar o conhecimento mais amplo e diversificado e a levá-los a descobrir um mundo novo.
O momento mais marcante deste período revelou ser o da Semana da Leitura, com atividades alusivas ao tema em questão, tendo os alunos elaborado para o efeito um marcador de livros com material reciclado. Culminou com a entrega de prémios no dia 21 de março, estando desta forma bem patente o quanto é importante motivar os nossos alunos para a leitura fazendo com que esta possa passar a ser um imã que atrai e prende o leitor, numa relação de amor da qual ele, por sua vez, não deseja separar-se. Para as crianças é uma ótima forma de desenvolver as suas habilidades de compreensão para que consigam opinar, criticar e ter maior enriquecimento cultural, intelectual e social.
Ficou patente o empenho de todos os atores escolares e o excelente exemplo de como os alunos podem progredir rapidamente para resultados educacionais melhores e mais equitativos, investindo neles próprios. Podemos todos concluir que “Livro... devia ser elogio.”
Prof.ª Anabela Gaspar













Sem comentários:

Enviar um comentário