terça-feira, 14 de junho de 2016

"O prazer de ler vem pela mão do escritor" - Encontro com a escritora Isabel Ricardo com os alunos do 5.º e 6.º anos - 3 de junho

ISABEL RICARDO

Eis um nome sobejamente conhecido no nosso Agrupamento e que dispensa grandes apresentações pois já faz “parte da casa”!

Escritora desde muito jovem, Isabel Ricardo tem vindo a deliciar várias gerações de alunos com a sua narrativa fluida e misteriosa. Os seus livros são muito bem recebidos pelos alunos que embarcam entusiasmados nas suas extraordinárias aventuras. A grande proximidade sente-se quando se fala com os leitores – é um mundo que eles entendem e que ficam a conhecer melhor, sem lhes cortar o fio da magia.

Isabel Ricardo esteve connosco mais uma vez para promover a sua coleção “Os aventureiros”, que vai já no oitavo título, mas todas as suas obras foram chamadas à conversa pois os leitores estão sempre ávidos de novidades e curiosidades.

Na sessão com o 6.º ano, após a apresentação dos diferentes livros, a nossa simpática escritora respondeu a todas as questões dos alunos. A sessão terminou com a leitura cantada do seu livro "um sonho muito interessante" e com a sessão de autógrafos.

Na sessão com o quinto ano, a sessão decorreu entre perguntas preparadas pelos alunos e outras mais espontâneas, reflexo da leitura atenta feita em sala de aula na disciplina de Português. Um grupo de alunos presenteou a autora com a declamação do seu poema espalhado por “O último dos conjurados”. Desafiada pelos alunos, Isabel recitou também, com a pronúncia local, uma lengalenga muito conhecida na Nazaré.

Tanto numa como noutra sessões, ficámos a conhecer alguns pormenores do processo que envolve a sua escrita, as suas fontes de inspiração, a sua motivação, os seus desejos…

A fila para o habitual autógrafo era comprida, o que demonstra bem o apreço que os leitores da nossa comunidade escolar sentem pela escritora. E não faltou a foto da praxe, enquadrada por uma belíssima e original moldura.  


O ambiente era tão descontraído e familiar que até nos esquecemos que as sessões estava a ser gravada para integrar uma reportagem da TVI sobre a autora!

                                                                                       Prof.ª Diana Oliveira
























































































































































Sem comentários:

Enviar um comentário