sábado, 5 de março de 2016

"Quem é o Fernando?"

Fernando?! Quem é o Fernando?!
Foi assim que os alunos do 12º A se dirigiram à Biblioteca da nossa Escola, no dia 17 de fevereiro, para uma aula de Português muito especial, brilhantemente dinamizada pela professora Maria João Serrado.
Esta aula resultou, mais uma vez, da articulação entre o grupo 300 e a BE e foi a motivação para a lecionação de uma unidade temática do 12º ano que, tradicionalmente, está associada a algumas “resistências” por parte dos alunos – a poesia de Fernando Pessoa.
Contudo, a professora Maria João, profunda conhecedora da obra pessoana, conduziu esta atividade com simplicidade, mas com estratégias muito eficazes, que permitiram desmistificar, junto dos alunos, a complexidade e a imagem do nosso tão multifacetado e carismático poeta.
Tudo começou com um desafio lançado aos alunos para, a partir de duas fotos de Fernando Pessoa, proporem dois ou três adjetivos que o caracterizassem. As propostas foram diversificadas e interessantes e serviram para se ir destapando o véu sobre o enigmático escritor e para a dinamizadora desta sessão ir conduzindo os presentes por alguns “caminhos” da vida (muitas vezes pouco conhecidos) e da obra do “Fernando”.
Os 90 minutos decorreram rapidamente para tanto que havia a dizer, mas os alunos puderam ficar a conhecer algumas particularidades da vida de Pessoa,  começar a perceber  a sua complexa personalidade, ficar com a curiosidade desperta para saber mais e…. esperamos,  dispostos a trabalhar com êxito, nas aulas que se seguem, os conteúdos que o programa nos apresenta…. 
A sessão foi um sucesso, conforme foi confirmado pela avaliação feita com os alunos na aula seguinte, que não deixaram de elogiar a sua dinamizadora.

Um muito obrigada à professora Maria João Serrado pela disponibilidade e pelo carinho e empenho com que abraçou e desenvolveu esta atividade. Ficamos à espera de mais momentos gratificantes como este!

Prof.ª Ana Paula Graça










































Sem comentários:

Enviar um comentário