sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Os alunos do 4.º ano das E.B.1 de Maceira1 e Pocariça visitaram a biblioteca do Agrupamento

Os alunos do 4.º ano das E.B.1 de Maceira1 e Pocariça visitaram-nos na passada quinta feira, dia 5 de fevereiro. Foram recebidos pelo adjunto do Diretor, Professor Luís Dias, que com a simpatia que tão bem o caracteriza fez “as honras” da casa: deu-lhes as boas vindas, algumas informações sobre a “escola dos grandes” e verificaram a funcionalidade do cartão eletrónico. Em seguida, dirigiram-se à biblioteca para uma sessão de dinamização da leitura. Após o merecido lanche da manhã, tiveram uma aula de Educação Física.

“Queres que te conte um conto?...”

“Queres que te conte um conto?
É o conto da calcinha branca,
se queres que te conte, conto,
Se não queres, não conto…”

Foi assim, recordando os meus tempos de infância, quando ouvia como se fosse a primeira vez as sempre eternas histórias da minha mãe, que teve início o breve encontro com os alunos do 4º ano das escolas de Costas e Maceira 1, hoje, 5 de fevereiro, na Biblioteca.
Os meninos chegaram, depois da habitual e bem disposta receção feita pelo professor Luís Dias que lhes deu a conhecer algumas das novidades da escola “dos grandes”, à qual pertencerão num futuro bem próximo.
A Biblioteca preparou-se a preceito para receber este grupo de meninos num ambiente acolhedor, com a professora bibliotecária, Helena Silva, a fazer as honras da casa, com a sua habitual simpatia e como tão bem sabe fazer.
E eu, que papel desempenhei? Pois, tentei transmitir aos visitantes um bocadinho da magia distante que vivi quando era da sua idade, começando com o tal conto da “calcinha branca”. E com uns a dizer que “sim”, que queriam que eu lhes contasse o conto, e com outros a dizer que “não”, condição para o ouvirem, lá passei da “calcinha branca” para o conto da “velhota mentirosa”, uma adaptação ao sabor do improviso do momento de outras histórias conhecidas. Parece-me que funcionou, pois alguns alunos rapidamente estabeleceram essa intertextualidade e conseguiram encontrar-lhe a lição a retirar, ajudando-me a completar a sábia quadra de António Aleixo:
"Coitado do mentiroso / Mente uma vez, mente sempre
Mesmo que fale verdade / Todos lhe dizem que mente."
Embora o tempo fosse curto e uma aula “dos crescidos” esperasse os meninos, ainda houve um espacinho para este simpático grupo colaborar na declamação da conhecida lengalenga do “Cuco que não gostava de couves” e, todos em coro, com boa disposição, terminaram a dizer como o cuco: “couves já hei de eu comer!”.

Será? Espero que sim, porque as couvinhas fazem “quase” tão bem à saúde como uma boa visita à Biblioteca!

                                                                        Prof.ª Ana Paula Graça







































Sem comentários:

Enviar um comentário