quinta-feira, 21 de maio de 2026

CRIANÇAS DO JARDIM DE INFÂNCIA DE PORTO CARRO VISITAM A ESCOLA-SEDE NO ÂMBITO DO PROJETO “ERA UMA VEZ… NA BIBLIOTECA”

 No dia 6 de maio de 2026, 18 crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos, do Jardim de Infância de Porto Carro visitaram a Escola-Sede, no âmbito do projeto “Era uma vez… na Biblioteca”, uma iniciativa dedicada à promoção da leitura e ao contacto com o espaço da biblioteca escolar.

Acompanhadas pela educadora Luísa Cardoso e pelas assistentes operacionais Fátima Carreira e Vânia Gomes, as crianças foram calorosamente recebidas pelas professoras Diana e Helena. A visita iniciou-se com um breve percurso pelo espaço exterior da escola, momento que contou também com a presença da diretora, professora Eugénia Domingues, e da adjunta, professora Elsa Frade. Durante este acolhimento, os mais pequenos tiveram a oportunidade de conhecer alguns dos elementos que enriquecem o ambiente escolar, nomeadamente os peixes existentes no espaço, protegidos por redes devido à presença de predadores.
Seguiu-se uma breve passagem pela biblioteca da Escola-Sede, uma vez que o grupo tinha como destino principal a biblioteca do Centro Escolar, onde decorreria a atividade central da visita. Neste espaço, a professora Olga Correia, reconhecida pela sua expressividade e talento na narração oral, proporcionou um momento de grande envolvimento através da interpretação encenada da obra “Livro sem bonecos”. A atividade, marcada pela surpresa e pelo humor, terminou com a exploração de livros da biblioteca e com a pintura de desenhos.
Com uma duração aproximada de duas horas, esta iniciativa revelou-se uma experiência enriquecedora, contribuindo para o reforço do gosto pela leitura e para a aproximação entre diferentes níveis de ensino.
As crianças mostraram-se curiosas e entusiasmadas ao longo de toda a atividade, evidenciando o impacto positivo de experiências educativas que valorizam o contacto com os livros e com os espaços de aprendizagem.
Prof.ª Helena Silva
Ps. Muito obrigada pela prendinha para o ratinho Teca! Ele adorou!

















Sem comentários:

Enviar um comentário