Nos dias 16 e 17 de junho de 2025, o Agrupamento de Escolas Henrique Sommer, em Maceira, realizou a aplicação do Diagnóstico da Fluência Leitora aos alunos do 2.º ano de escolaridade, no âmbito da iniciativa promovida pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação, que decorre a nível nacional entre os dias 9 e 20 de junho.
Este diagnóstico, aplicado de forma individual pelos docentes titulares de turma, teve como objetivo avaliar a fluência leitora dos alunos, permitindo um melhor acompanhamento das suas competências e necessidades específicas no domínio da leitura. No nosso agrupamento, participaram seis turmas do 2.º ano, distribuídas por cinco escolas, num processo cuidadosamente calendarizado para responder às condições particulares de cada estabelecimento de ensino e à disponibilidade das duas professoras bibliotecárias em exercício.
Paralelamente à aplicação do diagnóstico, as bibliotecas escolares colaboraram ativamente na dinamização de atividades de leitura com os alunos do 2.º ano que aguardavam a sua vez. Estas sessões, organizadas e conduzidas pelas professoras bibliotecárias, proporcionaram momentos de envolvimento com os livros e de descoberta lúdica do prazer de ler.
As sessões tiveram início com um momento de contextualização, onde se explicou a metodologia das atividades. Tendo em conta que este ano letivo se assinala o V Centenário do Nascimento de Luís de Camões, a primeira atividade desenvolvida foi dedicada a este grande nome da literatura portuguesa, com a leitura do livro “Quem sou eu?”, da autora Ana Cristina Luz. Esta obra serviu de ponto de partida para uma conversa interativa sobre o poeta e o seu legado.
Seguiram-se atividades diversificadas, de cariz lúdico e pedagógico, como “histórias com legos”, puzzles temáticos, jogos de observação como “I spy” e momentos de leitura individual, sempre adaptadas aos interesses e ritmos dos alunos.
O processo decorreu de forma muito positiva, pautado por uma forte articulação entre a Direção, os professores do 1.º ciclo e as professoras bibliotecárias. Esta colaboração eficaz foi determinante para que as atividades letivas e de diagnóstico se realizassem com tranquilidade, promovendo, simultaneamente, o desenvolvimento das competências leitoras dos nossos alunos num ambiente acolhedor e estimulante.
Esta iniciativa reforça o compromisso do Agrupamento de Escolas Henrique Sommer com a promoção da leitura e o sucesso educativo de todos os alunos, valorizando a ação conjunta de diferentes intervenientes educativos em prol de um objetivo comum: formar leitores competentes, críticos e entusiastas.
sábado, 21 de junho de 2025
DIAGNÓSTICO DA FLUÊNCIA LEITORA E ATIVIDADES DE LEITURA NO 2.º ANO
Prof.ª Helena Silva
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário