Na passada terça-feira, dia 23 de abril, teve lugar uma sessão na BECRE, envolvendo os alunos de Português – 11.º Ano, dinamizada pelo professor Jaime Mendes.
A temática geral versou a importância da literatura para a criação de mitos amorosos.
Abrangendo o período literário que vai da literatura medieval, através da análise da narrativa « Tristão e Isolda », até ao século XIX, com o romance de Camilo « Amor de Perdição », foram apontados os pares amorosos Pedro e Inês, com base no episódio de Os Lusíadas, Romeu e Julieta de William Shakespeare, concluindo em Simão Botelho e Teresa Albuquerque de Amor de Perdição.
De alguma forma, procurou-se uma visão de conjunto, a partir do programa de educação literária da disciplina de Português do 10.º e 11.º Ano., encontrando pontos comuns que mostram o amor como uma força, nestes exemplos, destruidora, na medida em que afronta poderes sociais/culturais invencíveis.
A visão amorosa defendida pelo docente está na linha da antropóloga Dominique Simonet e o Prólogo do livro A mais bela história do Amor ; Asa edições, de 2006, foi partilha com os alunos.
Com esta sessão o professor Jaime Mendes concluiu a temática que se propôs desenvolver junto dos alunos de português do Ensino Secundário.
Prof. Jaime Mendes
Sem comentários:
Enviar um comentário