VI Edição do Festival RONDA POÉTICA DE LEIRIA I MACEIRA
POESIA NA ESCOLA I PELA PAZ, PELA LIBERDADE I 21 DE ABRIL
OFICINA DE ESCRITA DO POETRY SLAM SCOOL
Respeito
Paz
Expressão
Revolução
Esperança
Amor
Não saber o que escrever...
Andar sem nunca desistir.
Todas as guerras têm um fim, tal como a dor.
Ser irónico é como desenhar florestas numa folha de papel.
Estas são algumas das palavras e frases escritas esta manhã, pelos alunos do 10º A, da Escola Básica e Secundária Henrique Sommer, na Maceira.
A turma da Professora Bibliotecária, Helena Silva, foi a primeira a realizar a 1ª Oficina de Escrita do Poetry Slam Scool, dinamizada por Carla Veríssimo – escritora, poeta e organizadora do Poetry Slam Leiria.
O termo Scool foi criado por Carla Veríssimo, a partir das palavras “School” e Cool”, como forma de expressar, numa única palavra, aquilo que pretende que estas Oficinas sejam: um momento bem passado nas Escolas; fixe, divertido e dinâmico, e em que os alunos são desafiados a falarem pelos olhos, pelas mãos, pela voz ou pelo corpo inteiro.
Essas vozes e corpos que começam enrolados sobre si, aos poucos vão abrindo e crescendo e é aí que acontece a liberdade.
Nas palavras que nascem, nos sorrisos, na cumplicidade, no que fica. No que se escreve mesmo com a mão torta, ou entoa de voz embargada.
As palavras terão sempre o poder de mudar o Mundo e hoje, os alunos do 10º A puderam escolher que florestas desenhar numa folha de papel.
Para Carla Veríssimo, dinamizar esta Oficina foi poder crescer com elas e com eles.
— É para mim uma honra e um orgulho. Ver a mudança a acontecer é trazer para a Ronda todo um poema feito música ou comboio. Feito jogo, clube ou beleza. E até um bolo bom que a mãe nos faz: todos os dias.
E hoje, o dia amanheceu em Abril. E do céu chovem gotas de Liberdade!
Carla Veríssimo
21 de Abril de 2023
Sem comentários:
Enviar um comentário