segunda-feira, 10 de outubro de 2022

" Ler para a paz e harmonia globais" com a turma do 11.º B - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

 

“Ler para a paz e para a harmonia globais” é o tema do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares e foi precisamente este tema o ponto de partida para a sessão da professora bibliotecária com a turma do 11.ºB, que teve lugar na aula de Português, no dia 4 de outubro.

Começou-se por se refletir sobre o conceito de “paz” … Afinal, o que é a paz ou ter paz? Será Paz somente a ausência de Guerra? Os alunos registaram e partilharam as suas opiniões, das quais se destacam as seguintes:

“Paz é como orvalho sobre as pétalas de uma rosa branca numa manhã de primavera” – Ema

“Para mim felicidade significa a ausência de conflitos, o respeito para com o outro (…) A paz é também a tranquilidade, a clama e a leveza co que encaramos a vida. Sermos boas pessoas transmite-nos paz a nós e os outros.” – Beatriz

“Para mim, paz não é haver conflitos, é haver amor entre as pessoas (…) se nos respeitarmos uns aos outros, não há motivo algum para que não haja paz.” – Bianca 

“Para mim, a paz é um conceito subjetivo. Há a paz interior: calma, serenidade; amor próprio, estarmos bem connosco mesmos, estarmos resolvidos com os nossos problemas; sabermos respeitar as nossas emoções, permitindo-nos senti-las. Há a paz social: troca respeitosa de ideias e opiniões, sabermos respeitar o outro.” – Margarida 

“A paz é o caminho para a felicidade e tranquilidade.” – Rodrigo 

Posto isto, questionou-se o significado de “ler para a paz”, respostas que foram ao encontro da definição do conceito de paz.

Finalmente, seguiram-se momentos leitura… Uma receita do livro A Pequena Farmácia Literária, de Elena Molini e os poemas “Ode à paz”, de Natália Correia; “A paz sem vencedor e sem vencidos”, de Sophia Andresen; “Peço a paz”, de Casimiro de Brito e “Todas as crianças da terra”, de Sidónio Muralha.

Foi uma sessão muito agradável.

Muito obrigada aos alunos do 11.º B!

Prof.ª Helena Silva

 


 










 

Sem comentários:

Enviar um comentário