quinta-feira, 28 de abril de 2022

"Poesia à Sobremesa"...no programa comunitário da Ronda- Leiria Poetry festival

 Sábado (23 de abril) à tarde, na Biblioteca Municipal de Maceira, Poesia à Sobremesa foi o pretexto para dar a conhecer um pouco da obra do poeta maceirense Agostinho Jacinto.

Agostinho Jacinto é um maceirense culto, de alma sensível e atenta ao mundo. Escreve o que vê e sente, utilizando um vocabulário rico e imagens que nos transportam e arrepiam e a pequena homenagem feita com a colaboração da Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Henrique Sommer e da Junta de Freguesia de Maceira, integrada no programa comunitário da Ronda- Leiria Poetry festival que decorreu este fim de semana no concelho de Leiria.

Indo ao encontro do tema da Ronda " Poesia é liberdade" fica aqui um poema do poeta Agostinho Jacinto

 

A revolução foi ontem

Hoje é o dia de pôr o cravo

Na ponta do mastro para que navegue

Na ponta da vela para que vele (por nós)

 Na ponta da espingarda para que o medo não volte

Na ponta da língua para que a esperança e a utopia não esmoreçam

Na ponta do propósito para o que falta cumprir

Não esquecer: Cumprir a Festa num cravo perfeito

Da cabeça ao peito!

Que ainda há tempo no nosso

 

Prof.ª Sofia Francisco

No dia 23 de abril, a Biblioteca Municipal de Maceira /Centro Escolar abriu as suas portas à comunidade com o objetivo de “homenagear” um poeta da “nossa” terra, Agostinho Jacinto, atividade inserida no programa comunitário da Ronda- Leiria Poetry festival.

Foi uma cerimónia repleta de luz, de sorrisos, de brilho nos olhos… Houve discursos, houve música, houve declamação de poemas e até um porto de honra! Foi uma tarde bem passada!

Agostinho Silva, para quando a publicação de um livro?

            Prof.ª Helena Silva

 

Nesta hora do lavar dos cestos, não podia deixar de vir manifestar aos professores Helena Silva, Sofia Francisco e Jorge Bajouco o meu reconhecimento pelo generoso acolhimento que me dispensaram, à Junta Freguesia de Maceira, na pessoa do presidente Luís Prata, pelo apoio e integração do evento no RONDA - Leiria Poetry Festival e também aos excelentes alunos-declamadores que fizeram a apresentação da poesia. Finalmente, ao Gilberto Jacinto, pelo brilho da sua contribuição musical, um afetuoso abraço.

                                      Agostinho Jacinto


 





 






































Sem comentários:

Enviar um comentário