quarta-feira, 13 de abril de 2022

"Janela de Euclides" em ação!

"A janela de Euclides" - Matemática, magia e criatividade, ou um olhar diferente sobre "coisas"

Trata-se de um projeto da Biblioteca Escolar, iniciado no ano letivo 2014/2015, destinado aos alunos do 2.º ano de escolaridade. É dinamizado pelas professoras Doroteia Pimparel (Matemática); Diana Oliveira (Português e elemento da equipa da Biblioteca), Helena Silva (Português e Prof.ª bibliotecária).

O grande objetivo deste projeto é potenciar o despertar dos alunos para o estabelecimento de uma rede de relações entre conteúdos temáticos e a sua própria realidade, no sentido de aumentar a sua motivação e alimentar a sua criatividade e abertura para a Matemática do mundo que os rodeia e para a criação literária como exercício prático dos géneros, espécies e formas literárias.

As brincadeiras e desafios abrem um canal para explorar ideias matemáticas de forma menos convencional, mais desafiante e melhoram os níveis de motivação das crianças uma vez que, em situação mais informal, mesmo os mais desmotivados se tornam mais persistentes, dedicam mais tempo às atividades, enfrentando os obstáculos, os fracassos e quaisquer adversidades que emergem durante o processo, que noutras situações mais formais poderiam fazê-los desistir.

Matemática e literatura, matemática e produção escrita, porque não?

Ou a partir de uma obra literária que potencie aprendizagens em matemática, ou através do desafio de um qualquer processo de escrita sobre um qualquer assunto ou conceito matemático, as crianças do 2º ano são levadas a perceber que a matemática está “em todo o lado” e que faz parte da nossa vida e uma obra ou uma produção escrita podem servir de mote ao desafio da criatividade.

Este período foram realizadas três sessões e os alunos adoraram, especialmente, a nossa “Mágica” professora Doroteia Pimparel, que, vestida a preceito e com a sua varinha, cativou e encantou os alunos com “vários truques”! Quem diria que na Matemática também há magia?!!!

Cada sessão terminou com uma história sobre um quadrado muito convencido e vaidoso que pensava ser insubstituível…

2.º Ano de Costas - 25 de março











 2.º A do Centro Escolar - 1 de abril














 2.º B do Centro Escolar - 8 de abril














 


Sem comentários:

Enviar um comentário