terça-feira, 15 de março de 2022

Tertúlia "Leituras , Culturas e...Desventuras", na Semana da Leitura

 

PLA E EFA NA SEMANA DA LEITURA AEHS

A PAZ nas “LEITURAS, CULTURAS E…DESVENTURAS”

 

Na passada sexta-feira, dia 11 de março, pelas 20h30, a sala de aula dos alunos dos cursos PLA e EFA aconteceu na nossa Biblioteca! Uma atividade que tinha ficado suspensa durante a pandemia, marcada para 13 de março de 2020, data que permanecerá na nossa memória para sempre! Aquela sexta-feira em que ficámos a conhecer, de muito perto, a palavra Confinamento.

Após dois anos de luta contra um vírus desconhecido e invisível, que já vamos combatendo, em que se vislumbravam alguns momentos de Paz, surgiu outra guerra, incompreensível, que se arrasta há já tantos dias, que destrói e mancha de sangue as horas de tranquilidade já conquistadas. Apesar de os textos para a atividade já se encontrarem preparados, a partir de leituras de “dois meses de março”, em formação à distância, foi tudo reformulado nas últimas semanas, como que uma necessidade de nos manifestarmos pelas palavras, como que um grito de revolta e de liberdade sufocada pelas atrocidades que nos chegam, diariamente, através das redes sociais, de jornais, revistas, televisão, dos testemunhos dos nossos alunos PLA e seus familiares.

Então, de “Leituras e Diabruras”, chegámos às “Leituras, Culturas e… Desventuras” e, de poema em poema, de texto em texto, de frase em frase, de língua em língua, de gesto em gesto, fomos levados pela leitura a um mundo em que todos temos direito a ouvir e em sermos ouvidos, compreendidos, à comunicação, às nossas emoções arrancadas em cada palavra, em cada leitura, em cada lágrima, seja ela de esperança ou de dor.

PAZ, a nossa temática deste ano, também porque é essencial acreditar que é possível! E foi este Grito que se ergueu de uma luta que é de todos, independentemente da nossa cor, religião ou ideologia. O Grito de sermos Pessoas e de “não nos esquecermos de que pertencemos uns aos outros”.

No final da noite, para além das leituras terem sido adoçadas por um incrível bolo criado a pensar no convívio e na Paz entre todos, fomos convidados a deixar o nosso testemunho aos mais jovens, numa pomba de papel, símbolo do que é mais sublime e urgente. A compilação de todos os textos, resultado da dedicação de todos os formandos, PLA e EFA, estará ao vosso dispor na BE e em vídeo, simplesmente porque as palavras voam para todos os cantos do mundo, não conhecendo fronteiras! E mesmo que haja fronteiras que teimam em subsistir, as palavras contornam-nas, ecoando por sendas que pensávamos estarem vedadas.

Prof.ª Filomena Cristo

 

































Sem comentários:

Enviar um comentário