domingo, 13 de março de 2022

“Saramago, um percurso de vida: de serralheiro a Prémio Nobel da Literatura”

  No dia 8 de março, no âmbito da Semana da Leitura, teve lugar a iniciativa Saramago, um percurso de vida: de serralheiro a Prémio Nobel da Literatura”, destinadas às turmas 8.º A e C.

Falou-se de Saramago, em especial do seu percurso de vida, dos prémios que recebeu e dos muitos livros que publicou. Em seguida, os alunos puderam ver o vídeo, onde Teresa Salgueiro interpreta musicalmente o poema “Alegria”, de Saramago, e também o vídeo que André Raposo e João Descalço realizaram, em 2014,  a partir da brilhante crónica “Carta para Josefa, minha avó” escrita por José Saramago (publicada em 1968 no jornal lisboeta A Capital).

É ainda de referir que no 8.º C (11h30), a sessão  se iniciou com a dramatização de um excerto da obra “As pequenas memórias”, de Saramago, e no 8.º A (12h25) com o reconto do mesmo excerto.

Consideramos que foi uma atividade interessante na promoção da leitura do único autor português contemplado com o Prémio Nobel da Literatura (1998) que comemora este ano o centenário do seu nascimento.

Muito obrigada aos alunos do 8.º A e C e à professora Maria da Fé.

Prof.ª Helena Silva




Sem comentários:

Enviar um comentário