quinta-feira, 1 de julho de 2021

“AH! DESCOBRI … a Matemática já não é problema!”

 George Pólya, professor húngaro do início do século passado, cuja contribuição foi notável para a heurística em educação matemática, defendia que “Uma grande descoberta resolve um grande problema. Mas há sempre alguma descoberta na resolução de qualquer problema. Este pode até ser modesto, mas se desafiar a curiosidade e se puser em jogo as faculdades inventivas, quem o resolver pelos seus próprios meios experimentará o prazer e o triunfo da descoberta.”

O concurso “AH! DESCOBRI … a Matemática já não é problema!” foi organizado pela BE/CRE com o apoio de uma professora de Matemática do 2º ciclo e tentou, pelos desafios propostos, que apenas necessitavam de conhecimentos matemáticos elementares, despertar, nos alunos do 5º ano, a satisfação e o êxito de descobrir um caminho ou uma solução para uma qualquer proposta de problema.

No início do ano responderam ao desafio vários alunos, a pandemia e o confinamento a que fomos obrigados fez com que alguns se “esquecessem”, mas outros continuaram a obrigar-se a pensar, a encontrar estratégias e caminhos nem sempre imediatos e a alargar o prazer de comunicar e partilhar as suas abordagens e achados.

No passado dia 30 de Junho procedeu-se à cerimónia de entrega de prémios e foi, com enorme satisfação e com a sensação de dever cumprido, que ente aplausos, sorrisos e promessas de que “para o ano é que é”, que sentimos que foram despertadas paixões para pensar e para resolver problemas e isso não é mais do que a matemática faz e ensina a fazer.

Para o ano há mais …

Prof.ª Doroteia Pimparel


 























Sem comentários:

Enviar um comentário