segunda-feira, 12 de outubro de 2020

"Do livro à ação… Vamos comprar um poeta!"

 No âmbito da comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, subordinado ao tema “Descobrir caminhos para a saúde e o bem-estar”, a Coordenadora da Biblioteca Escolar, em articulação com as docentes de Português, dinamizou a sessão "Do livro à ação… Vamos comprar um poeta!"  em cada uma das turmas do 7.º ano de escolaridade.

O ponto de partida foi o tema do Mês Internacional da Biblioteca… As ilações foram unanimes em todas as turmas: Os livros, independentemente do género e dos gostos de cada um, contribuem, indubitavelmente, para o nosso bem-estar mental; podem ajudar-nos a compreender melhor “as coisas”; são fonte de conhecimento; uma excelente companhia quando estamos sós; proporcionam momentos divertidos; promovem a imaginação…

Quando questionados sobre o papel da Poesia neste contexto, as reações foram diversas. Foram, então, convidados a conhecer a história de uma menina que um dia, ao jantar, arranjou coragem e declarou “Gostava de ter um poeta. Podemos comprar um?” a que o pai responde prontamente: “De que tamanho?

A leitura de excertos previamente selecionados do  livro Vamos comprar um poeta, de Afonso Cruz, foi alternada com a realização de tarefas, como a de imaginarem que estavam na loja onde se vendiam poetas e escolhiam um, ou a de fazerem a “etiqueta” com a composição e os cuidados a ter com “seu Poeta”!

Creio que foi uma forma diferente de motivar para o estudo da Poesia…

Vamos comprar um poeta, de Afonso Cruz, um livro em prosa, povoado de Poesia - “Um poema pode-se encontrar dentro de qualquer coisa ou mesmo espalhado no chão

Trata-se de Uma história sobre a importância da Poesia, da Criatividade e da Cultura nas nossas vidas, celebrando a beleza das ideias e das ações desinteressadas. - Caminho

A Coordenadora da Biblioteca Escolar

7.º C -  6 de outubro

7.º D - 6 de outubro



 

 7.º B - 9 de outubro


7.º A - 9 de outubro



 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário