quinta-feira, 11 de junho de 2020

Desafio de escrita criativa: Poema sentido ... em tempo de pandemia




Os alunos do Agrupamento foram desafiados, através da plataforma Teams, a revelarem a sua veia de  poeta/ poetisa, escrevendo um poema, onde deviam utilizar, obrigatoriamente, as seis palavras seguintes: pandemia; casa; escola; medo; esperança; amigos.
Embora este desafio só termine no dia 16 de junho, divulgamos já os primeiros poemas publicados, no Teams, pelos alunos!

 
Margarida Carvalho

 Poema sentido

Quero correr e saltar com os meus amigos.

Mas em casa vou ter de ficar

Pois um dia vou ter de recordar

O que esta pandemia nos veio deixar.



Na minha casa estou sempre

Pois não quero apanhar

Mas nunca posso dar um abraço

Para o vírus não se espalhar.



Na minha escola eu queria estar

Mas o vírus pode-se espalhar

Para isso não se espalhar

Devo ficar em casa sempre a cantarolar.



Eu tenho muito medo

De o vírus permanecer

Nunca se pode ter medo

De uns bichos de temer



A esperança é a ultima a morrer

Era o que toda a gente dizia

Mas agora com esta pandemia

Ficaram a pensar que se perdia.

Bianca Ascenso, 5ºD

Poema sentido
O meu dia a dia
Agora é passado em casa,
Cheio de trabalhos e atividades
Sempre em isolamento
Fico cheia de saudades.

Saudades dos abraços e beijos
E dos meus amigos e da escola também,
Mas temos de seguir as regras
Para nós ficarmos todos bem.

Com esta Pandemia
Passei a fazer mais coisas,
Exercício Físico e cozinhar,
Tenho mais oportunidades
Para fazer mais atividades
Para o tempo passar.

O medo é desnecessário,
Não podemos estar preocupados
Ler um livro ou cantar:
A melhor maneira de estarmos aliviados.

Eu tenho esperança
Que tudo vai melhorar,
Apenas sendo responsável,
E o vírus ultrapassar.

     Joana Faria Mota, 5ºD

 Poema sentido

Agora e por uns tempos,
Causa da pandemia,
Temos uma vida diferente,
No nosso «dia a dia»,

Por isso em casa estamos,
A ter aulas e a estudar,
Esperamos que passe rápido
Para à escola podermos regressar,

Apesar de sentirmos medo,
Com tudo o que se está a passar,
  Temos a esperança que termine rápido,
Para de alívio podermos respirar,

Voltarmos à normalidade,
Com sonhos mais coloridos,
E finalmente podemos estar,
Junto dos familiares e amigos,

David Pereira, 6ºA 

Poema Sentido
Esta pandemia não me traz alegria
Quero voltar à escola
Como por magia!

Eu acho que estou com medo
Queres que te conte um segredo?
Estou cheio de esperança que vamos conseguir
Dessa pandemia estou cansado de fugir!



Agora estou em casa
Não posso sair
Mas tenho os meus amigos
Para me divertir!

Martim Ferreira, 6.ºC


Poema sentido

Em março chegou da China,
Um vírus que ninguém conhecia
E rapidamente de transformou
Numa grande pandemia
E o medo em todos se instalou!

O governo anunciou
Que as escolas iam encerrar
Fiquei muito feliz,
Porque em casa podia ficar

Essa alegria foi efémera
Porque a pandemia veio para ficar
Rapidamente percebi
Que à escola não ia voltar
Nem os amigos tão cedo reencontrar.

Agora tenho a esperança
De ver tudo isto terminar
E que em setembro, de forma normal,
A escola possa recomeçar.

Catarina Marques, 10.ºA
Poema sentido

A pandemia surgiu no Mundo
E as pessoas ficaram de quarentena
Os hábitos de vida mudaram
E as mortes foram mais de uma centena

O recolher em casa era obrigatório
E o convívio social não era permitido
Adaptamo-nos a novas maneiras de ser
E tudo o que conhecíamos era proibido.

Quando o estado de emergência acabou
As escolas e as creches reabriram
Os amigos encontraram-se novamente
E a volta à realidade é como os Governos decidiram.

O estado de calamidade continua
Mas vamos todos ficar bem
Porque tudo se consegue vencer
Quando esperança se tem

O medo não nos vai vencer
E não voltamos costas à luta
Todos vamos seguir em frente
E aceitar as recomendações de conduta
André e Susana Salvaterra, 10.ºA


Poema sentido

Entrou na nossa vida inesperadamente
Como estar e para onde  ir?
Pandemia Coronavírus
Na Terra começou a propagar-se…
Mais e mais infetados,
Como nos filmes de terror sobre zumbis,
Todos querem viver mais tempo,
Permanecendo na zona de perigo.
Pessoas assustadas,
Todo mundo tem medo que a fome venha,
Do corona todos morrerão…
Países e escolas fecharam,
Agora temos permanecer em casa.
Muitos meus amigos já murcharam da seca,
Mas temos que ter esperança,
Que tudo ficará bem
E nós vamos sobreviver! 

Mariya Yarina Belegai, 10.ºA

A época Pandémica

Em tempo de pandemia,
Acaba-se a alegria.
Em casa tenho de ficar
E nos estudos me devo focar.

O medo em todos permanece
 enquanto a DGS não nos esclarece.
Mas lá no fundo ainda há esperança
Que um dia possamos sair em segurança.

Este confinamento em todos sofrimento causa E a amizade entra em modo pausa.
Longe dos amigos vamos ficando,
Mas, pelas redes sociais, vamos falando.

Um dia tudo vai passar De casa poderemos sair Uns mistos vamos grelhar
Para com os amigos descontrair.

Mas, para tudo isto acontecer, E para poder à escola regressar Em casa devo ficar
E com a DGS colaborar.


Rodrigo Bento, 10.ºA



Neste momento tão complicado


 Neste momento esaríamos na escola,
a aprender e brincar
e a esperar cada segundo 
para o estudo acabar.

Pois esta pandemia quis marcar
Este ano como diferente,
Em casa nos obrigou a ficar
Por instalar o medo na nossa mente.

Mas nós só estamos afastados
Não estamos separados,
Continuamos com os amigos
Enquanto nos protegemos dos perigos.

A esperança permanece
Enquanto o coração aquece
Ao ver a dedicação
De quem nos cuida com paixão.

E neste tempo tão complicado,
Em que muito temos evitado,
É importante realçar
Que é em casa que devemos ficar.
Daniela Elói, 10.ºB




Sem comentários:

Enviar um comentário