sexta-feira, 26 de junho de 2020

"Da próxima vez nós vamos viver mais, amar mais e ter menos medo."


Da próxima vez nós vamos viver mais, amar mais e ter menos medo.
 Do filme Last Holiday, de Peter S. Seaman 

Queridos alunos,

Mais um ano letivo que termina, de uma forma estranha, é verdade, lembrando-nos, porém, que tudo na vida são ciclos, que começam e acabam, dando lugar a novas oportunidades, novos sonhos, desafios, sucessos e, pelo meio, alguns fracassos que nos ajudam a crescer.
O ciclo, que agora termina, trouxe consigo uma lição importantíssima que não queríamos deixar passar ao lado: a lição de que os outros importam, de que os outros são cruciais na nossa vida, cada um com um papel diferente, mas todos igualmente fundamentais. Os professores para ensinar, a Direção do Agrupamento (sempre atenta) para apoiar, os assistentes operacionais para colaborar, os alunos para aprender, a família (que desempenhou um papel importantíssimo neste contexto) para coadjuvar, os amigos para estar. E é por isso que o ano letivo terminou de forma estranha...porque a maneira de nos relacionarmos com os outros teve de mudar. Todavia, acredito que a capacidade elástica de cada um para dar o melhor de si neste momento tão diferente nos tem vindo a tornar pessoas muito melhores - mais competentes, mais atentas e, o melhor de tudo, mais humanas.
Nesta hercúlea aventura do terceiro período, fomos uns verdadeiros heróis. Nós e vocês! E, acreditamos que o peso da solidão e do isolamento escapou de mansinho à medida que cada um se foi descobrindo a si mesmo, cada dia, um pouquinho de cada vez. O mesmo que acontece quando lemos um livro e nos revemos nele. É tão bom, não é? Devagarinho ele entra por nós adentro, invade-nos os sentidos e ... zásss ... passamos a pertencer-lhe e ele leva-nos a descobrir tanto, mas tanto, que às vezes até temos medo. Os livros nunca nos abandonam e não te vão abandonar agora que vais entrar de férias.
Com sol ou chuva, com pandemia ou sem pandemia, mas na certeza de que te sentirás um pouco mais só neste momento que se avizinha, a Biblioteca não te deixará. Por isso, ela estará sempre aberta, de portas escaqueiradas, à tua espera, à espera de que passes a qualquer momento a requisitar um livro, nem que seja um só, que te possa acompanhar nas tuas horas de paz, no silêncio do teu quarto. Na verdade, o Teams, o Blogue, o Facebook, o Moodle e até o Instagram, continuarão a ser os parceiros ideais quando achares que está na hora de dar oportunidade a que um livro te roube o coração.
Não queremos que passes umas boas férias, queremos que passes umas ótimas férias, daquelas que permitem descansar o espírito e revitalizar o corpo. Daquelas cheias de sorrisos e gargalhadas, passeios resguardados, e até de algumas noites entusiasmantes de conversas tardias com os amigos.
Cá te esperamos para o ano, de sorriso rasgado e alma lavada.
Aos que agora nos deixam para sempre, terminando o 12º ano, desejamos todo o sucesso pessoal e académico, e que guardem, num cantinho do coração, as lembranças da sua passagem por esta escola, que ficará aqui de braços abertos para os receber, sempre que queiram voltar.
A Biblioteca, acompanhando o espírito do nosso agrupamento, na senda das linhas de força do nosso Projeto Educativo, deseja-vos, num e noutro caso, umas férias fabulosas e um futuro risonho, com algumas leituras envolvidas. Combinado?
Um forte abraço,
Prof.ª Helena Silva
(Coordenadora da Biblioteca Escolar)






Sem comentários:

Enviar um comentário