quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Fundo documental da Biblioteca de Maceira mais "rico", graças a ofertas generosas de membros da Comunidade


A Biblioteca permite o acesso democrático a toda a informação, oferece oportunidades de aprendizagem, garante a informação ao cidadão e o acesso a equipamentos e sistemas informáticos, impulsionando a implementação daquela a que hoje chamamos a Sociedade de Informação
A revitalização e atualização do fundo documental da Biblioteca Municipal de Maceira/ Biblioteca da Escola Básica de Maceira é fundamental para servir os utentes e a comunidade local com qualidade.
Resultado da junção do fundo da “velhinha” Escolas Básicas n1 de Maceira, do Arnal, da Pocariça e de A-do-Barbas, a Biblioteca conta com mais de 3 000 títulos, grande parte dos quais oferecidos pelos professores do Agrupamento de Escolas de Maceira e pelos habitantes da freguesia, a quem agradecemos de todo o coração e em nome daqueles para quem os livros são tão importantes como respirar.
Uma das famílias mais empenhadas em enriquecer o nosso fundo documental é a família Rodrigues, de quem o Sr. Borges é o nobre representante. Para os membros desta família, a cultura ocupa um espaço primordial e a leitura é um dos prazeres do dia a dia. Tanto que decidiram partilhar o seu espólio com a comunidade maceirense e ofereceram à Biblioteca parte dos livros que compunham a sua biblioteca pessoal.
Retribuindo a oferta de forma simbólica, o Sr. Vítor Santos ofereceu ao Sr. Borges e família o ex-libris literário da comunidade: “Maceira – 500 anos”.
Nesta cerimónia informal e familiar, que decorreu no passado dia 16 de dezembro, o Sr. Vítor Santos, presidente da Junta de Freguesia de Maceira, homenageou, através do Sr. Borges, toda a família Rodrigues. O Sr. Vítor Santos agradeceu a oferta feita e salientou a importância da Biblioteca enquanto repositório da memória local e espaço de projeção do futuro, perfeitamente apta a responder às exigências da Sociedade de Informação e centrando o foco na construção e valorização da identidade cultural maceirense, uma herança a perpetuar. 


Aproveitamos a ocasião para agradecer também à família Aguiar que, no dia 12 de janeiro, ofereceu cerca de 80 livros infantis (novinhos!), que farão as delícias dos mais pequenitos.


Prof.ª Diana Oliveira



Sem comentários:

Enviar um comentário