quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Solidariedade em tempo de Natal - Visita à Academia Cultural e Social de Maceira...


Há dias assim… digamos, especiais, que nos fazem felizes… O dia 10 de dezembro foi um desses dias!
Fomos à Academia Cultural e Social de Maceira “levar um pouco de nós”, um pouco do nosso tempo e recebemos tanto em troca! Presentes para a alma que aquecem o coração… os sorrisos, as canções, as recordações, a alegria de estarmos ali juntos, num encontro geracional…
Fomos muito bem recebidos. Ao princípio, estávamos todos um pouco envergonhados… mas isso depressa passou e convivemos em harmonia.
Os alunos do projeto leitur@s.tic.net presentearam os utentes com dois poemas e com presentes simbólicos de Natal… um coração, um Menino Jesus, uma estrelinha, uma vela, um Pai Natal e um singelo conjunto de livros. Em seguida, um grupo de meninas do 6.º B encantou todos os presentes com canções. Imbuídos deste espírito de partilha, alguns utentes também cantaram (e que bem que cantaram!) e contaram-nos costumes de outros tempos. Foi bom! Muito bom!
Finalmente, lanchámos todos juntos enquanto fomos conversando com os utentes, ouvindo as suas histórias de vida… Perguntei a uma das senhoras se o marido a tinha conquistado com uma das canções que cantou. Ela respondeu-me que sim, com aquelas e muitas outras e confidenciou-me: “Gosto tanto dele! Estamos casados há 60 anos! Tivemos sete filhos. Andávamos à procura da menina… infelizmente, um deles morreu. São todos bons para nós!” Outro Senhor quis mostrar-nos o que tinha feito com pioneses… O tempo passou tão depressa…  tivemos de nos despedir, desejando a todos um Santo e Feliz Natal e deixando a promessa de voltarmos um outro dia.
Muito obrigada à Academia Cultural e Social de Maceira pela forma calorosa como nos recebeu.
Muito obrigada aos utentes desta instituição pelos sorrisos, pelas palavras, pela partilha…
Muito obrigada à professora Sofia Francisco por ter sido nossa cicerone e ter contribuído para que este convívio fosse ainda melhor.
Muito obrigada à professora Filomena Santos pelo apoio prestado e por ter estado também presente.
Há dias assim… digamos, especiais, que nos agasalham a alma e acalentam o coração.
Feliz Natal! Sejam felizes! Espalhem sorrisos! Lembrem-se que o melhor presente que podemos dar aos outros é o nosso tempo!
Prof.ª Helena Silva






















Sem comentários:

Enviar um comentário