Uma
caixinha branca, quadrada, pequena… O que estará lá dentro? Algo valioso? Ou
terá guardado algo valioso?
Cada sessão
começou assim… “à volta” de uma pequena caixa. Falou-se em reutilização, na
importância do conhecimento, descobriram-se palavras a partir de adivinhas e
explicaram-se conceitos…
Duas das palavras que a caixinha
continha pareciam destoar: “Cores e vogais”.
- E as vogais têm cor?
- Sim, as que lhes quisermos dar!
- Para o “a” escolhia vermelho, pois é a cor do amor e essa
palavra começa com a vogal “a”
(…)
Em seguida, descobriram que essas
palavras faziam todo o sentido…
Descobriram o livro A cor das vogais,
de Virgílio Alberto Vieira, descodificaram os elementos paratextuais da capa e
contracapa e divertiram-se a ler de diferentes maneiras (a cantar, a rir, a
chorar…) alguns dos seus poemas, a saber: A cor das vogais, Golfinho
almirante, História de um chapéu; O nariz do hortelão Dinis e
Quadras de pé-coxinho. Foram momentos divertidos e muito animados!
No final de cada sessão, foi lançado
um desafio … O de cada um escrever, em família, um poema, onde terão de usar obrigatoriamente três palavras, que receberam juntamente com um docinho.
Muito obrigada aos professores, por toda a colaboração e pela
forma calorosa como me receberam!
Muito obrigada aos alunos, por todo
empenho e entusiasmo demonstrados!
Foram realizadas seis sessões, que
envolveram, no total, cerca de 76 alunos do 3.º ano de escolaridade.
7 de novembro - 3.º B (Centro Escolar)
Sem comentários:
Enviar um comentário