domingo, 18 de junho de 2017

Tertúlia Literária: "Fernando Pessoa: o que sei depois de saber..."

“Fernando Pessoa: o que sei depois de saber…”

Primeiro, veio um desafio: “(Fernando Pessoa) O que sei antes de saber...”
A seguir, foram surgindo as descobertas: uma representação teatral, uma sessão com a profª Maria João Serrado, as aulas, uma visita de estudo a Lisboa, que incluiu um roteiro pessoano e uma visita à Casa Fernando Pessoa…
Depois, o desafio final: uma Tertúlia Literária, dinamizada pelos alunos do 12º A, destinada aos pais, encarregados de educação e restante comunidade educativa, subordinado ao tema “Fernando Pessoa – o que sei depois de saber…”
Após várias semanas de descoberta, a professora de Português desafiou os alunos a partilharem com os pais, encarregados de educação, familiares, amigos e outros membros da comunidade educativa algumas curiosidades e conhecimentos que foram adquirindo, assim como alguns textos simbólicos do nosso grande poeta.
E, no dia 7 de junho, a encerrar as atividades letivas do 12º ano, os alunos puderam mostrar algumas das ‘coisas’ que, sobre Fernando Pessoa, ficaram “a saber depois de saber…”, numa Tertúlia Literária sugerida pela professora, e que os mesmos tão bem souberam honrar.
Esta atividade iniciou-se com uma sessão de abertura feita pelo Senhor Diretor do Agrupamento que aproveitou o momento para saudar os presentes e, especialmente, os alunos que, na sua maioria, aqui fizeram um percurso de 12 anos de escolaridade, salientando também o seu bom desempenho e incentivando-os a concluir esta etapa escolar com sucesso e a manterem sempre viva a memória da Escola que os viu crescer.
Seguiu-se, então, o momento principal do serão protagonizado pelos alunos do 12º A.
Embora num momento inicial, quando a atividade lhes foi proposta, tivessem apresentado algumas resistências, todos os alunos se envolveram com empenho neste projeto de parceria entre a disciplina de Português e a Biblioteca Escolar, elaborando trabalhos muito originais e criativos, que tiveram como ponto de partida os principais espaços emblemáticos do roteiro pessoano realizado em Lisboa, em fevereiro último, em articulação com poemas / excertos de textos do poeta.
A Tertúlia não pretendeu, de forma nenhuma, ser uma aula de literatura nem de análise textual, mas um espaço onde os alunos pudessem partilhar com os pais, encarregados de educação e comunidade em geral as suas aprendizagens e o conhecimento que obtiveram “do Fernando” que foram descobrindo, e ao mesmo tempo proporcionassem momentos de alargamento cultural e de boa disposição.
Assim, fomos assistindo a uma sucessão de apresentações que prenderam a atenção de todos, vendo como os conteúdos do programa de uma disciplina podem ir muito para além de um conjunto rígido de aprendizagens que serão testadas e avaliadas e como os alunos souberam tão bem agarrar os seus conhecimentos dum poeta plural, recriá-lo e dá-lo a conhecer. Aqui, a intertextualidade e a transversalidade de saberes fez-se sentir, não só porque qualquer texto literário o permite, mas, sobretudo, porque Fernando Pessoa é um autor transversal. Da poesia à música, à pintura e escultura e à dramatização inspiradas no poeta, do poeta ao homem na sua vida simples, pessoal, familiar e profissional, da escrita do poeta a curiosidades diversas do seu percurso existencial, foi descoberto todo um mundo de Fernando Pessoa que não se esgotou nesta Tertúlia nem se esgotará facilmente no futuro.
O serão concluiu-se com algumas palavras de agradecimento da professora Helena Silva, Coordenadora da Biblioteca Escolar, com uma “surpresa” muito especial do 12.º A à professora de Português e com um pequeno lanche partilhado.
Certamente que esta atividade encheu de orgulho os alunos pela sua excelente prestação, mas também os pais que viram brilhar os seus filhos, e os professores que vivem com igual emoção o sucesso de cada um.
A todos, os merecidos parabéns e votos de que a nova etapa da sua vida que se aproxima lhes traga sempre muitos motivos para sorrir! 
“Tudo é ousado para quem a nada se atreve.”(Fernando Pessoa)

                                                                 Prof.ª Ana Paula Graça 





























































































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