Andava a professora Doroteia
muito atarefada nas suas lides
quando, de repente, teve uma ideia:
criar “A janela
de Euclides”.
Desde então, nas escolas da Maceira,
É grande o arrebatamento
Quando se sente aproximar
Esse tão desejado momento.
Mas afinal, o que é isso d’ “A
janela de Euclides”, perguntais vós.
Passo a desmistificar:
Há de facto uma janela que nos
acompanha em todas as sessões. Esta janela é uma caixa com, aproximadamente,
20x30 cm, cuja tampa tem o formato de uma janela; até tem umas cortinas, verdes
e brancas aos quadrados, muito tradicional e bonita.
A professora Doroteia parte deste
objeto para explorar o conceito e a simbologia da janela. Sem qualquer
dificuldade, os alunos deduzem que a janela permite ver para além de…
Depois, a nossa janela abre-se e permite-nos
ver…desta vez, uns animais muito engraçados pois são feitos com figuras
geométricas – quadrados, losangos, hexágonos, triângulos e trapézios.
Numa linguagem muito clara e direta, a
professora Doroteia revê e explica o que são aquelas figuras, salientando que
os seus nomes são aqueles porque foi o célebre matemático Euclides que assim as
nomeou e definiu.
Numa folha que entretanto se
distribuiu, os alunos são levados a explorar diferentes possibilidades de
conjugar as várias figuras na formação de um hexágono – é um desafio intrigante
e revelador, no qual os alunos se envolvem bastante!
A seguir, cada aluno recebe um
animal formado pelas figuras mencionadas e procede à sua ilustração – uma
tarefa muito fácil!
Intervém nesta altura a BE, com a
leitura, mais ou menos dramatizada, de uma história muito divertida e
emocionante sobre gatos piratas – “Gatos a bordo!”, de Peter Bently e Jim
Field.
Numa segunda parte, a atividade
divide-se em duas, que são simultâneas e requerem muita atenção e concentração:
de um lado, um grupo de alunos realiza uma descoberta matemática sobre as
possibilidades de conjugação das várias figuras; do outro, recriam um diálogo
entre os animais num magnífico cenário previamente criado pela professora
Patrícia Vala. Todos os alunos cumprem o plano das duas atividades.
E é assim que decorre, com uma ou
outra nuance, “A janela de Euclides”.
Os trabalhos finais podem ser
apreciados brevemente, no início do próximo ano letivo, aquando da receção aos
encarregados de educação do primeiro ciclo.
Não percam, pois estão fabulosos!!
Prof.ª Diana Oliveira
EB de Maceira - Turma 2B
1.ª sessão
2.ª sessão
EB de A-dos- Pretos
1.ª sessão
2.ª sessão
EB1 de Cavalinhos
1.ª sessão
EB de Costas
Sessão única
Sem comentários:
Enviar um comentário