quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

O Agrupamento de Escolas Henrique Sommer esteve representado na apresentação pública do último livro de Marília Ascenso, "Insetos em Missão Ambiental"!


No dia 9 de janeiro, pelas 16 horas, a nossa querida e simpática escritora Marília Ascenso apresentou, na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria, o seu último livro, "Insetos em Missão Ambiental".
Numa sala, cuidadosamente preparada, estavam muitas crianças, familiares e amigos. 

Marília, parceira do nosso Agrupamento há já alguns anos, teve a amabilidade de nos convidar, o que muito nos honrou. 
Num ambiente muito agradável, Marília Ascenso soube envolver-nos na sua história, embalou-nos com a sua música e deixou mensagens muito importantes, sobretudo no âmbito da preservação do nosso planeta!
A abertura deste evento foi feita pela Vereadora da Educação, Dr.ª Anabela Graça. Após a sessão de animação da leitura por Marília Ascenso, a professora Helena Santos, dirigindo-se sobretudo aos pais, teceu algumas considerações importantes sobre a obra, que a seguir se apresentam. A sessão terminou com um breve discurso, proferido pelo Presidente de Junta de Maceira, Sr. Vítor Santos.
Parabéns, Marília!  Foi um enorme prazer poder estar presente. A Marília é uma verdadeira estrela!  "Pelo sonho ainda é possível caminhar no amanhã da vida!" Que nunca deixe de sonhar e de nos fazer sonhar! Espero que continue sempre com essa energia e entrega! 

Helena Silva


No passado dia 09, na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, Leiria, um quadro pleno de beleza e encanto… crianças…mas também os adultos, puderam fazer parte de um quadro que reflecte a cor, a harmonia, uma perfeita aguarela! E de que forma!? Com a sua tão especial presença, com a sua atenção, ouvindo, aplaudindo, fazendo parte de uma hora do CONTO…mas que os adultos precisam ouvir e, os que estiveram presentes… estiveram de coração e, por isso, aqui deixo o meu enorme agradecimento, a todos, porque nem o mau tempo vos impediu de festejar comigo um momento tão importante na minha vida.
Com o meu coração cheio de gratidão, desejo Um Ano Novo cheio de alegria e de paz.

Marília Ascenso












“Insetos em Missão Ambiental” de Marília Ascenso
Apresentação do livro na Biblioteca Municipal de Leiria, a 9 janeiro de 2016


Marília Ascenso, está novamente, de parabéns com a publicação do livro infantil Insetos em Missão Ambiental", assim como pela forma como consegue divulgar a sua obra, dando ênfase à sua criatividade e ao seu lado artístico, centrada na motivação das crianças, através da representação dramática, da música, de uma linguagem simples (mas cuidada), um sorriso aberto e um olhar simpático com que consegue comunicar as emoções às crianças falando-lhes de assuntos de extrema importância.
Agradeço, Marília, o convite para estar presente na apresentação da sua mais recente obra na biblioteca do nosso Município, a forma como articula o seu prestigiado trabalho com o Agrupamento de Escolas Henrique Sommer, Maceira, (a terra que o seu coração adotou) e assim como as palavras que me endereçou no convite feito, para participar com algumas palavras sobre o livro, e diz a Marília como tão “eloquentemente” sei fazer…Não pretendendo fazer uma “troca de galhardetes”, penso que o advérbio utilizado é exagerado e não cabe nas apreciações que consigo fazer da análise da sua “arte” de “bem escrever”, “de bem dizer”, “de bem desenhar” e “de bem pintar”. A repetição do advérbio “bem” é expressão daquilo que a Marília sabe fazer “eloquentemente”. É a Marília, e não eu, que merece esta palavra, pela forma como “eloquentemente” concebeu, escreveu, ilustrou e nos apresentou o seu mais recente “rebento” (pois acredito que os livros que escrevemos são como nossos filhos): são fruto de muito amor, carinho, dedicação e trabalho árduo…são o nosso orgulho e a nossa paixão…
“Insetos em Missão Ambiental” tem a marca da artista plástica nas ilustrações, cuja plasticidade e estética não está nos meus horizontes comentar. O meu papel de observadora comum, só me permite o manifestar que, ao olhar para cada ilustração, cada pormenor, tudo se conjuga na perfeição: as formas, as cores, as pinceladas de vida, a pureza que transparece aos olhos de crianças, mesmo quando já são adultas!...
“Insetos em Missão Ambiental”, parece dar continuidade à temática do primeiro livro que lançou “Insetos em Missão Especial” e continua a marcar o estilo utilizado na “Joaninha Quadrada”, que tive o gosto de apresentar, também, a seu convite. A mesma doçura e pormenor nas ilustrações e a sensibilidade na abordagem de assuntos tão importantes no mundo contemporâneo em que vivemos.



Estive a refletir na forma de me dirigir a esta simpática plateia, de modo a não me tornar muito cansativa, mas conseguir sintetizar, fazendo jus ao que realmente considerei relevante no final da leitura aturada que realizei, da análise literária a que procedi, tanto ao nível da forma, como do conteúdo. No plano do texto, ocorreu-me, então, a clássica dicotomia “coração/cabeça”, ou dito de outra maneira, “emoção/ razão”.

Vou começar pela última enunciada a “cabeça” ou a “razão”. A este nível, emergiram três aspetos na minha mente: o tema tratado, o género literário utilizado e o aspeto pedagógico-didático que envolve a mensagem.
- O tema tratado: a ecologia e a responsabilidade individual de cada cidadão na preservação do meio ambiente. A atualidade e a pertinência do tema despertam-nos para a racionalidade de termos de preservar a Natureza, pois a Humanidade está a colocar em risco a sua própria sobrevivência e a do nosso Planeta. O tema tem tanta pertinência que, depois de anos de negociações e de hesitações, em Julho de 2015, em Paris, representantes de 195 países disseram "sim" a um novo tratado internacional, que envolverá todas as nações num esforço colectivo para tentar conter o aquecimento global. A educação ambiental deve ser encarada como uma missão dos dirigentes mundiais, da nossa tutela, da escola, da família e dos indivíduos. Também estes insetos estão em “missão ambiental”.
- O género literário utilizado, a narrativa. As categorias da narrativa são tratadas com uma racionalidade técnica: o tempo, o espaço, as personagens, o narrador, as sequências narrativas, os momentos de pausa e os momentos de avanço, o uso da descrição e o uso do diálogo, o caráter fechado da narrativa com introdução, desenvolvimento e conclusão, o estilo tão bem marcado da autora… A narrativa utilizada com caraterísticas de fábula deixa bem presentes a moralidade da história.
-O aspeto pedagógico-didático que envolveu a mensagem. Para além de uma história que trata de um tema tão importante, se quisermos ensinar a uma criança o que é a metodologia de projeto, esta história poderá ser bem ilustrativa do mesmo: identifica-se um problema através de um brain storming ou chuva de ideias (o Louva-a-deus, o Pirilampo, a Pulga, o Gafanhoto, a Formiga colocam as questões que os afligem), explicita-se o mesmo (o Caracol, um pouco mais tarde, porque tem as caraterísticas de um animal lento, porém, tem uma fala de génio na história na página 25), forma-se uma equipa de trabalho - os “Insetos em Missão Ambiental”- e, colaborativamente, procura-se encontrar a melhor solução, tendo em conta os recursos à disposição, unindo esforços para a intervenção possível para solucionar o problema. Definem como estratégia unirem esforços para resolver dinâmica mas, pacificamente, o problema, sem causarem grandes atritos pelo causador do mesmo – os humanos. Realizam atividades de limpeza, campanhas cujo “slogan” é “Aldeia limpa…aldeia saudável”, preocupam-se com a separação dos lixos e com a reciclagem. Sempre de mente aberta, acolhem novas ideias, como é o caso da forasteira sonhadora Cigarra – que corre o mundo com o seu voo alto e que lhes sugere estabelecerem prioridades (1.º tratar de diminuir a fumaça negra; depois, preocuparem-se com o contolo do lixo) e dividirem-se em 3 grupos para fazerem o trabalho. Também acolhem a ideia do Louva-a-deus que sugere que procurem um novo elemento, a Engenheira Aranha, que teça teias a serem colocadas nas chaminés poluentes a fazer de filtros.
(São elementos caraterizadores do Trabalho de Projeto: a identificação do problema, o estabelecimento de prioridades, adefinição de objetivos, estratégias, atividades, no quadro dos recursos disponíveis, o trabalho colaborativo e a abertura a novas parcerias). 

 Mas o que verdadeiramente nos encanta é o outro lado da dicotomia: o coração, ou seja a emoção.
Esta vertente é utilizada com mestria:
- A fórmula mágica de aberturaera uma vez”, abre as portas da imaginação, do sonho, da emoção…
-As personagens são humildes, mas dignos, insetos e bicharocos – seres muitas vezes pouco relevados pelos seres humanos: o Louva-a-deus (com a sua caraterística de camuflagem - mudar de cor consoante o ambiente em que se encontra), o Pirilampo (com interferências), a Pulga (saltitante), o Gafanhoto (ginasta medalhado), a Formiga (trabalhadora), a Cigarra (artista em digressão), a Aranha (com a sua engenharia de tecelagem), o Caracol (…). Todas são apresentadas com as suas caraterísticas mais evidentes. Interessante, ser o caracol – molusco hermafrodita, que reúne os caracteres do sexo feminino e do sexo masculino - que verbaliza o problema: “Se observarmos o comportamento humano ao longo dos anos, verificamos que, com a incompreensível sede de poder e de lucro, movidos pela ganância, foram aniquilando o que de mais belo e puro existia no paraíso terrestre, ignorando as regras de proteção do meio ambiente, como os mares, os rios, a atmosfera (…). Contudo, não estão esgotadas as alternativas ” (p. 25). A verbalização deste problema pelo Caracol, poderá, simbolicamente, ser interpretado como uma expressão de um problema que afeta os dois géneros em uníssono, ou seja a Humanidade.
-A linguagem é muito rica em adjetivação, no uso de  substantivos e verbos dinâmicos que despertam no leitor todos os sentidos: o visual, o auditivo, o olfativo, o tacto e o gosto. A linguagem é muito cuidada, mas descontraída com a apresentação de vocábulos e expressões de linguagem popular (exemplos: surro, bicharoco, não cai em saco roto, não te amofines, com a breca!...). O ritmo com que é utilizado o discurso direto ajuda a transmitir o dinamismo e a rapidez com que as personagens atuam, tal a sua vontade de resolver o problema, que os conduz ao sonho.
-O “sonho” (p. 22) é apresentado com uma leveza de linguagem ligada à magia, contrastando com a realidade circundante, considerado de “momento de devaneio e encantamento” (p. 23) pelo narrador.
-Mas o problema é grande e não pode ser resolvido só pelos “insetos e bicharocos”. Apercebem-se que o problema tem que ser resolvido a uma escala mais global, por todos os habitantes, e que os Humanos se têm também que envolver na solução do mesmo: andar mais a pé, utilizar a bicicleta e os transportes públicos, separar os lixos e promover a reciclagem…
- A grande mensagem de ESPERANÇA de uma aldeia mais limpa e mais saudável surge na conclusão da história, com a mudança que se vai operando na Aldeia Fumegante que, “com o empenho de todos os habitantes, melhoravam o ambiente”.
E houve festa durante dias! Houve fartura dos doces, das frutas, dos sumos, dos salgadinhos e dos enchidos. Houve música, concertos de trompete, violino, e a Cigarra também estava lá, acompanhando a sua maviosa (agradável,  suave,  doce,  terna) voz. Finalmente podiam respirar. Respirar um ar mais puro. (p. 29).

          Onde está a razão? Onde está a emoção? É na fusão e na teia desta dicotomia que “Insetos em Missão Ambiental” ganha a sua individualidade e marca a diferença.
 E, para terminar, evoco o grande poeta Fernando Pessoa, que na sua “Autopsicografia” nos diz:
       
         (Retirado da Internet a 9 janeiro 2016)



Mais uma vez, Marília, parabéns pelo seu novo rebento! Certamente que irá dar frutos junto da população a que se destina: as crianças…

Helena Santos

Biblioteca Municipal de Leiria, 9 de Janeiro de 2016




Sem comentários:

Enviar um comentário