segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Projeto "Escritores da nossa Terra", destinado aos alunos do primeiro ciclo, em curso!

Este ano letivo, a nossa convidada é a simpática escritora e ilustradora Nídia Nair, que dinamizará sessões para todos os alunos do primeiro ciclo do Agrupamento.


Esta semana, as escolas contempladas foram a EB1 de Cavalinhos. a EB1 de Costas, a EB1 de Porto Carro e as turmas dos 1.º e 2.º anos da Escola Henrique Sommer (Centro Escolar).

Dia 15 de outubro

No dia 15 de outubro, a  doce e amável escritora e ilustradora Nída Nair iniciou a sua "viagem" pelas escolas do primeiro ciclo. Na parte da manhã, esteve nas EB1 de Cavalinhos e Costas.
A obra apresentada foi o "Vendedor de Sapatos", uma obra bilingue que nasceu das suas memórias  e vivências de menina e que permite abordar várias temáticas, como por exemplo, a da reciclagem.
Os alunos estiveram muito atentos e interagiram com a nossa simpática escritora.
Prof.ª Helena Silva
EB 1 de Cavalinhos - 9h00









EB1 de Costas - 11h00














EB1 de Porto Carro - 14h00

                 A escritora e ilustradora Nídia Nair visitou os alunos e professoras da Escola de Porto do Carro, na tarde de 15 de outubro. A autora apresentou a sua obra "Vendedor de sapatos" e referiu que a mesma também está escrita em inglês.
                As crianças e professores ouviram, atentos a história e no final, alguns alunos solicitaram que a autora fizesse uma leitura em inglês. A Nídia leu uma parte e seriamente um aluno disse "Não percebi nada, mas podes continuar, porque gosto de ouvir!"
                A Nídia sensibilizou todos os presentes para a temática da reciclagem: reduzir, reutilizar, reciclar e recuperar. A maioria dos alunos participou com entusiasmo.
                 Professoras e alunos ficaram com "o botão da imaginação", ligado para desenvolver diferentes tipos de trabalhos relacionados com "sapatos".
                A escritora autografou, de forma personalizada, os livros que lhe solicitaram.
                A escola vivenciou momentos enriquecedores de leitura, escrita, técnicas de ilustração e ecologia. Parabéns e obrigada!!

Prof.ª Elsa Frade




Dia 16 de outubro

No dia 16 de outubro, tivemos a honra de contar com a presença da simpática escritora Nídia Nair, autora da obra para crianças, “Vendedor de sapatos”, no Centro Escolar de Maceira.
A história relata todos os momentos vividos por um vendedor de sapatos, ambulante.
Na obra, relata momentos carinhosamente guardados na memória da escritora, tais como, a chegada do pai, após dias de ausência, pelos lugares mais esquecidos…
        Enquanto os familiares do vendedor de sapatos guardavam os sapatos no salão, junto à garagem, divertiam-se a ver as “últimas tendências da moda”, muitas delas consideradas ridículas.
Aproveitando a temática da obra, a autora sensibilizou as crianças para a política dos 4 R (reduzir, reutilizar, reciclar e recuperar). Sugeriu que fosse criado um “Sapatão”, à semelhança do vidrão e do papelão, para que possam ser reciclados todos os sapatos de um determinado local, por exemplo, de modo a poderem ser transformados em novas matérias-primas, que contribuam para a preservação do ambiente e bem-estar da população.
Todas as crianças a ouviram atentamente, participaram de uma forma interessada e construtiva e, no final da sessão, demonstraram bastante interesse em adquirir a obra apresentada.
No final, ainda puderam contar com um autógrafo personalizado por parte da escritora.

Prof. Luís Dias

Turmas do 2.º ano - 9h30

















Turmas do 1.º ano - 11h00






Sem comentários:

Enviar um comentário