quarta-feira, 28 de outubro de 2015

"Ler a Brincar com Nídia Nair" nos JI de Costas e do Centro Escolar da Escola Henrique Sommer

No dia 28 de outubro contámos, mais uma vez, com a simpática presença da escritora Nídia Nair, autora da obra para crianças “Vendedor de sapatos”, no Jardim de Infância de Costas.
             Na sua obra, “Vendedor de sapatos”, a escritora relata todas as situações vividas, no dia-a-dia de um vendedor de sapatos, que percorria os lugares mais esquecidos do nosso Portugal.
            As crianças receberam a escritora muito atentas, logo pela manhã, apesar de, numa fase inicial, terem demonstrado alguma vergonha/timidez que se foi dissipando ao longo da apresentação da obra.
             À medida que a obra ia sendo apresentada/explorada, a autora foi criando uma maior interatividade com as crianças, tendo sido demonstradas várias situações em que, com base na história e no material levado pela escritora, se podem tratar diversos conteúdos na área do Português e da Matemática.
          Todas as crianças a ouviram atentamente, à medida que iam perdendo a timidez inicial, tendo participado de uma forma atenta e interessada nas atividades apresentadas pela escritora.
          No final da apresentação, foi notório o sentimento de contentamento, demonstrado pelas crianças, por terem tido a oportunidade de dialogar com “aquela” pessoa que era, afinal, a autora da obra (texto e desenhos), que tinham acabado de ouvir.
                                                                                              Prof. Luís Dias


















Às 11h00, o “Vendedor de sapatos”, pela mão de Nídia Nair, cativou as crianças das educadoras Anabela Machado e Célia Prior, no Centro Escolar.
Curiosas, as crianças olhavam atentamente para as diferentes caixas transportadas pela nossa simpática escritora… O que estaria lá dentro?
Primeiro ouviram atentamente a história, em seguida, observaram as ilustrações e responderam muito bem às várias questões que lhes foram colocadas… Mas, e as caixas? O que continham? Que segredos escondiam? Nelas estavam cuidadosamente guardados objetos relacionados com a história, que as crianças identificaram facilmente… e mais, não digo!
A escritora deixou-lhes uma mensagem de alegria, apelando ao sonho e às brincadeiras.
No final, as crianças bateram as palmas e agradeceram, sorridentes, a sua visita!
Amanhã, há mais… O “Vendedor de sapatos” rumará a outras paragens!
                                                                                                  Prof.ª Helena Silva


































Sem comentários:

Enviar um comentário