terça-feira, 17 de março de 2015

Laboratório de ideias - uma conversa entre a D. Biblioteca e a Sr.ª Filosofia, na Semana da Leitura

A Biblioteca como local/instrumento de aprendizagem e saber
A Lagarta e a Borboleta – história de uma metamorfose

No dia 17 de março, a Biblioteca da Escola Henrique Sommer recebeu os meninos do pré-escolar da Costa para uma sessão de Filosofia para Crianças. Desta feita, o Laboratório de Ideias – apresentou uma conversa entre a D. Biblioteca e a Srª Filosofia! O tema que despoletou a discussão foi o súbito desaparecimento de uma rechonchuda Lagartinha que vivia numa laranjeira lá nos fundos da escolinha!
O que aconteceu à pobre Lagarta? O que está por detrás desse desaparecimento? Quem foram os implicados? E quem poderia ajudar a solucionar o caso? Estas e outras questões estimularam a reflexão, o diálogo e a capacidade de argumentar dos petizes! E foi vê-los em ação, quais detetives empenhados na resolução do misterioso desaparecimento. Apesar da tenra idade do público-alvo, as facilitadoras, Helena Silva e Sofia Fazendeiro com a ajuda do Mocho Philo e de uma caixa mágica não tiveram mãos a medir para responder à curiosidade insaciável dos meninos e meninas aprendizes de Filosofia!
Ao longo da apresentação e dramatização do texto adaptado “O caso da lagarta que tomou chá de sumiço”, de Milton Célio Oliveira e Filho, a importância da leitura e a função da Biblioteca foram mensagens constantes e brilhantemente interiorizadas conforme se pode constatar. No final, os alunos foram convidados a fazer a avaliação da sessão e o balanço foi altamente positivo. Professoras, alunos, educadoras e auxiliares estão de parabéns pela dinamização e receptividade da atividade.

Prof.ª Sofia Fazendeiro







































































1 comentário: