quarta-feira, 18 de março de 2015

“As palavras em melodia na poesia”- Declamação de poemas de poetas portugueses

No dia 18 de março, pelas 10h20, os alunos do projeto da BE -  Leitur@s.tic.net -  foram “leitores à solta”, surpreendendo as assistentes operacionais de alguns serviços da escola com “Palavras do Mundo”.
Após o Leandro ter introduzido a atividade e falado no tema da Semana da Leitura e da importância das palavras na comunicação humana, a Maria leu expressivamente o texto “As palavras”, de José Saramago, ao qual se seguiu a declamação de poemas de três poetas portugueses: “Há palavras que nos beijam”, de  Alexandre O’Neil; “Limpo palavras”, de Álvaro Magalhães e “As palavras” de Eugénio de Andrade.
No final, recolheram palavras “feias, cruéis e más” e ofereceram uma palavra bonita em forma de flor.

A receptividade por parte de todos foi muito boa. Valeu a pena!

As palavras
As palavras são boas. As palavras são más. As palavras ofendem. As palavras pedem desculpa. As palavras queimam. As palavras acariciam. As palavras são dadas, trocadas, oferecidas, vendidas e inventadas. As palavras estão ausentes. Algumas palavras sugam-nos, não nos largam: são como carraças: vêm nos livros, nos jornais, nos «slogans» publicitários, nas legendas dos filmes, nas cartas e nos cartazes. As palavras aconselham, sugerem, insinuam, ordenam, impõem, segregam, eliminam. (…) Os cérebros estão cheios de palavras que vivem em boa paz com as suas contrárias e inimigas. (…) Há muitas palavras.
José Saramago


























Sem comentários:

Enviar um comentário