quarta-feira, 4 de junho de 2014

Palestra subordinada ao tema"A Eutanásia", dinamizada pela escritora e jornalista da revista "Sábado", Lucília Galha

O Sentido da Existência vs Uma Existência Sem Sentido
Morrer ou viver - Uma escolha ou uma obrigação?

“Morrer com dignidade significa escapar ao perigo de viver sem ela”… as palavras do filósofo grego Séneca deram o mote e a Biblioteca do Agrupamento de Escolas Henrique Sommer foi o palco escolhido para a apresentação do livro “Morte Assistida” da jornalista e escritora Lucília Galha. Numa combinação perfeita de esforços o grupo de Filosofia e a coordenadora da Biblioteca, professora Helena Silva, reuniram as condições necessárias para acolher opiniões e visões sobre um tema tão delicado e controverso como o direito à eutanásia.
Durante cerca de uma hora, de forma intimista debateu-se a paixão pela vida, a defesa da dignidade do ser humano, a solidão na morte e a legitimidade da sua escolha. Escritora, professoras e mais de meia centena de aprendizes de Filosofia resumiram-se à sua condição de seres no mundo lançados na existência e inquiriram-se acerca do problema moral e legal da eutanásia. Em conjunto, conscientes da sua finitude e temporalidade, optaram por viver de forma mais autêntica e livre e atreveram-se a romper com o tabu social que ainda existe acerca deste tema.
À apresentação e debate seguiu-se uma sessão de autógrafos, bastante concorrida!
Desta forma, e mais uma vez, a escola sagrou-se como um espaço de luz, um espaço privilegiado para o debate, partilha e divulgação de saberes e experiências.
                                                                                      Professora Sofia Fazendeiro


































Sem comentários:

Enviar um comentário