quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Projeto "Trokakiosque" arrancou também na Escola Sede do Agrupamento de Escolas Henrique Sommer

Para assinalar o início do Mês Internacional da Biblioteca Escolar, a BE decidiu abraçar o Projeto de Troca de Livros, denominado Trokakiosque, da ESECS. Trata-se de um projeto bastante interessante, que foi promovido pelo diretor da ESECS, professor Rui Matos, um amigo de longa data do nosso Agrupamento.
Este projeto teve início na ESECS, no “dia 23 de abril e até ao início deste ano letivo já foram trocados 102 livros, o que, tendo em conta que se passaram até 2 de agosto (altura em que a Escola encerrou) 79 dias (domingos excluídos), dá uma média superior a um livro trocado por dia (mais concretamente 1,29 livros por dia).”
A biblioteca do Agrupamento, com a autorização do professor Rui Matos, dará início este mês a este projeto, mantendo o mesmo nome.
Junto ao bar da escola-sede está uma estante com livros à disposição de todos. Para participar nesta iniciativa basta trazer um livro que tenha lá em casa e do qual não se importe de se desfazer e trocá-lo por um qualquer dos da estante, sem quaisquer burocracias ou registo de levantamentos/entregas. A partir desse momento, esse livro que levou da estante passa a ser seu e o que lá deixou irá, certamente, mais cedo ou mais tarde, ser levado por outro leitor.
Depois de ler o livro que levou (e que passou a ser seu), poderá usá-lo como “moeda de troca” para levar um outro livro da estante ou, caso tenha gostado tanto que o pretenda manter na sua posse, poderá escolher outro livro que tenha lá em casa e continuar com as trokas.





Sem comentários:

Enviar um comentário