quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Festival de Cinema... Anos 20... de 15 a 19 de novembro

 Na semana de 15 a 19 de novembro, realizou-se o FESTIVAL de CINEMA, com foco nos anos 20, na Escola Básica e Secundária Henrique Sommer. Este Festival, que se insere no Projeto Cultural da Escola e no Plano Nacional das Artes, foi uma produção do CP3 (Cursos Profissionais de Técnicos de Multimédia e Técnicos de Turismo), no âmbito da Disciplina de H.C.A., com a preciosa colaboração da Disciplina de D.C.A., da Biblioteca Escolar e do Museu Mimo, de Leiria.

O Festival contou com mostras de cinema, dos anos 20, de Charlie Chaplin, Buster Keaton, entre outros. Assim, durantes os intervalos de 10 e 15m da manhã e da tarde, os alunos puderam assistir a quatro curta-metragens por dia, no Polivalente da Escola. O Festival contou, também, com uma exposição – permanente - sobre Cinema (desde o seu início até aos anos 60 - baliza de estudo do módulo "Cultura do Cinema", da disciplina de História e Cultura das Artes), onde todos puderam explorar os brinquedos óticos (gentilmente cedidos pelo Museu Mimo).

Mas, o Festival não ficou confinado no espaço, tendo sido proporcionado aos alunos do 4.º ano, nos dias 16 e 19, duas sessões de cinema, antecedidas de uma breve explicação sobre o aparecimento e evolução do mesmo. Os alunos do 1.ºCiclo puderam, ainda, usar brinquedos óticos levados especialmente para eles, além de terem ficado com uns “bigodes de Chaplin” e uns bilhetes ao estilo da época (anos 20), produzidos pelo CP3.

A encerrar este evento, houve uma sessão noturna no Polivalente da Escola Sede da Maceira. Os alunos do CP3, fizeram uma breve resenha histórica do Cinema, explicando o enquadramento do festival e interagiram, alegremente, com a assistência, a quem convidaram a visitar a exposição após a sessão “O Circo”, de Charlie Chaplin, com a duração de cerca de uma hora. Entre os presentes, além das professoras responsáveis (Graça Sapinho, Leopoldina Silva e Helena Silva) estavam os alunos dos cursos envolvidos na organização, bem como os seus Encarregados de Educação, outros docentes e assistentes operacionais que quiseram participar.

A atestar pelos vários comentários ao longo da semana e na sessão de encerramento, a recetividade e feedback foram extremamente positivos!

Prof.ª Graça Sapinho


 












Sem comentários:

Enviar um comentário